CTB Paraíba realiza 1º Encontro de Mulheres Trabalhadoras

No último sábado (21), a CTB Paraíba realizou o 1º Encontro EstaduaI de Mulheres Trabalhadoras, que abordou a participação feminina no mercado de trabalho e na política.

Encontro de mulheres trabalhadores da Paraíba - CTB

O encontro contou com cerca de 150 sindicalistas de mais de 10 municípios da Paraíba, entre eles 39 homens, que foram ao evento para reconhecer a força da mulher trabalhadora. Além da Paraíba, tiveram presentes os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Minas Gerais.

Na abertura do evento, o presidente estadual em exercício, Antônio Ricardo Pinto Taboza, falou da importância do reconhecimento da mulher nas mais diversas áreas de atuação, especialmente no meio sindical e político. A secretária estadual da Mulher Trabalhadora da CTB-PB, Lourdinha Bezerra, saudou aos presentes com uma fala sucinta em que destacou a necessidade das mulheres cada vez mais se libertarem, no sentido de garantirem sua emancipação.

O evento teve participação de diversas autoridades, dentre elas o secretário Estadual de Agricultura Familiar e presidente licenciado da CTB-PB, o sindicalista José Gonçalves, que na ocasião representou o Governo do Estado. Também muitos representantes do PCdoB atuantes na vida sindical da Paraíba.

Duas mulheres convidadas palestraram, agradando ao público presente. Márcia Regina Viotto, assessora da CTB, falou sobre “A Mulher na Política”, fazendo uma retrospectiva da vida da mulher no meio político mundial e do Brasil em especial. Aplaudida durante sua fala, a assessora despertou nas mulheres e homens presentes o desejo de inflar o peito e gritar fortemente pela maior liberdade das mulheres.

Após a fala de Márcia Viotto, foi vez da secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB nacional, Ivânia Pereira, qabordar a ideia de trabalho e de escravidão simbólica, situações que permeiam o mundo feminino no contexto machista de nosso povo. Ivânia destacou ainda o conceito de status familiar onde a mulher é cabeça do desenvolvimento de sua família e do desenvolvimento social dos que com ela convivem.

Outra presença que muito contribuiu com os debates foi Lúcia Rocha, que representou a UBM (União Brasileira de Mulheres) destacando firmemente a luta da UBM no Brasil pela emancipação da mulher, lembrando que a CTB é a irmã mais nova da UBM, ocasião na qual também foi muito aplaudida.

O encontro terminou com uma quadrilha junina do Sertão da Paraíba, cidade de Patos – Quadrilha Alpargatas de Couro – uma promoção do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (Sinfemp), representado por sua presidenta, Carminha Soares.
A apresentação animou as mulheres a ponto de no final todos entrarem num grande quadrilhão, não podendo ser diferente, pois a Paraíba nesse período celebra os festejos juninos, em especial pelo encontro ter sido sediado em Campina Grande, a Capital do Maior São João do Mundo, lembrou o Secretário de Imprensa e Comunicação, Professor Fábio Marques, que cerimoniou todo o evento.

Fonte: CTB