Fifa suspede Suárez por 9 jogos e Uruguai fica sem o craque na Copa

O atacante uruguaio Luis Suárez deu uma mordida no ombro de um zagueiro italiano Giorgio Chiellini no último jogo, que culminou na eliminação da Itália da Copa do Mundo. O caso foi levado aos tribunais da Fifa, que, nesta quinta-feira (26), decidiu supender o craque por nove jogos e quatro meses.

Fifa suspende Suárez por 9 jogos e Uruguai fica sem - Fernando González

A agressão foi flagrada por câmeras que acompanhavam a partida. Entretanto, numa coletiva de imprensa após a partida, o técnico da seleção uruguaia, Oscar Tabarez, disse não ter visto a mordida e afirmou que o jogador está sendo vítima de jornalistas. "Ele é o alvo favorito de muitos veículos." Em entrevista à imprensa uruguaia, Suárez minimizou o incidente: "todos nós jogadores sabemos o que acontece em campo, nós não temos que levar nada tão a sério".

O atacante do Liverpool foi considerado “culpado” por ter infringido os artigos 48 e 57 do código disciplinar da Fifa. O primeiro diz respeito à agressão de outro jogador, e o segundo por ter cometido ofensa antidesportiva a um companheiro de profissão. Suárez está, inclusive, proibido de entrar em um estádio de futebol durante os próximos quatro meses. Além disso, o atleta foi multado em 100 mil francos suíços (R$ 247 mil).

O jogador de 29 anos já foi punido duas vezes por morder adversários. Em 2010, o incidente aconteceu no duelo entre Ajax, defendido por ele, e Feyenoord, com Otman Bakkal. Já em abril do ano passado a vítima foi Branislav Ivanovic, no clássico entre Liverpool e Chelsea.

O primeiro jogo da suspensão será o confronto entre Uruguai e Colômbia, que acontecerá neste sábado (28), no Maracanã, pelas oitavas de final da competição. A seleção uruguaia já está classificada para a próxima fase do Mundial. Suárez já fez 41 gols defendendo a camisa Celeste e, nesta Copa, foi responsável pelos dois gols da vitória contra a Inglaterra.

Da redação do Portal Vermelho,
Com informações das agências de notícias