PCdoB promove curso sobre a história do Partido no movimento sindical

A Secretaria Sindical do PCdoB-Minas em parceria com a Secretaria de Formação realiza no próximo sábado (5), a partir das 9 horas, o primeiro curso para a formação de comunistas sindicalistas. Prevista no Planejamento Estratégico Situacional da Secretaria, a atividade abordará “A concepção e a história do PCdoB no movimento sindical”.

Por Mariana Viel, da redação do Vermelho-Minas

A aula será ministrada pelo secretário de Formação do Partido, Sergio Danilo, e abordará a história e a atuação dos comunistas brasileiros no movimento sindical – desde a fundação da Central Operária Brasileira (COB), em 1906, até a atualidade. Segundo a secretária Sindical, Celina Areas, o segundo ponto do curso será centrado na concepção dos clássicos do movimento sindical.

“É muito importante conhecermos essa história para a compreensão, em cada momento conjuntural, da concepção do Partido e sua atuação no movimento sindical. Queremos formar quadros comunistas dentro do movimento capazes de liderar novos trabalhadores dentro das diversas perspectivas do mundo do trabalho”, afirmou a dirigente estadual.

Participarão das aulas deste sábado (5) membros da Secretaria e da Comissão Política Sindical, secretários estaduais e lideranças de sindicatos estratégicos. Ainda de acordo com Celina, após o período eleitoral a Secretaria irá levar o curso para as cinco principais regiões do estado de Minas Gerais. A formação dos dirigentes sindicalistas deverá assegurar o crescimento da concepção do PCdoB no movimento sindical e a representatividade da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

A formação dos comunistas sindicalistas está ainda relacionada à compreensão de que todos os militantes que atuam no movimento sindical possuem uma tarefa partidária e precisam levar para suas bases as três questões essenciais: econômica (melhores condições de vida e trabalho); ideológica (formação da ideia e concepção) e política. “Acreditamos que ao fazermos essa discussão nesse momento vamos ganhar ainda mais esses sindicalistas para atuar na reeleição da presidenta Dilma Rousseff e no projeto político-eleitoral do PCdoB-Minas que consiste na eleição de dois deputados federais e quatro estaduais”, ressaltou.

Encontro de Trabalhadores e Trabalhadoras Comunistas

No começo do mês de junho a Secretaria Sindical realizou o Encontro de Trabalhadores e Trabalhadoras Comunistas que reuniu 115 lideranças de 15 cidades mineiras. Entre as várias categorias presentes à atividade participaram professores, metalúrgicos, bancários, trabalhadores do serviço público, vigilantes, entre outras.

A dirigente explica que a grande adesão dos sindicalistas mineiros traz muitas responsabilidades para o crescimento, fortalecimento e organização do PCdoB. “O importante é a compreensão de que esse compromisso é coletivo. Tenho certeza de que saímos com a vontade de contribuir com um Partido do tamanho de nossas ideias”.