Obama solicita fundos para enfrentar crise de crianças imigrantes
O presidente estadunidense, Barack Obama, solicitou nesta terça-feira (8) ao Congresso US$ 3,7 bilhões para enfrentar a crise criada pela entrada de milhares de menores imigrantes que chegaram sozinhos ao país.
Publicado 08/07/2014 16:31

O pedido da Casa Branca supera estimativas iniciais usadas pelo Governo e suas agências para enfrentar a crise na fronteira sudoeste do país, para onde o mandatário viajará na quinta-feira.
A soma é muito maior que os dois milhões de dólares que servidores públicos da administração adiantaram seriam pedidos, e o pacote de 4,3 bilhões também inclui um pedido de 615 milhões de dólares para que o Departamento de Agricultura enfrente incêndios florestais no oeste da nação.
Segundo servidores públicos da Casa Branca, a solicitação mostra a decisão de enfrentar de maneira agressiva a crise, faltando poucos para as eleições de meio termo em novembro.
O pedido inclui 1,8 bilhões de dólares para que o Departamento de Saúde e Serviços Humanos proporcione atenção adequada para as crianças, que em sua maioria provêm de El Salvador, Guatemala e Honduras e cuja saúde está em perigo, segundo fontes governamentais.
Também contempla 1,1 bilhões para o Departamento de Segurança Nacional e de Imigração e Controle de Alfândegas para ampliar os grupos de trabalho de segurança nas fronteiras e ajudarem a pagar os custos de transporte associados com o aumento de crianças não acompanhadas.
Alguns dos fundos solicitados seriam usados para acelerar julgamentos de imigração com o objetivo de deportar mais rapidamente, disseram fontes da Casa Branca em aparente resposta às pressões republicanas para repatriar os menores. Por outra parte, Obama viajará ao Texas na quinta-feira, ainda que segundo porta-vozes de seu governo não chegará à fronteira onde está acontecendo a crise. Está previsto que aborde o tema em uma reunião com os líderes locais, entre eles o governador do estado, Rick Perry (R), que também foi convidado à reunião.
Fonte: Prensa Latina