Publicado 09/07/2014 20:45 | Editado 04/03/2020 16:42

Focamos nosso trabalho na eleição de Deputado Estadual. Não conseguimos a sonhada Chapa Prórpria. Em último estágio chegamos a 31 candidaturas, 24 masculinas e 7 femininas. Valentes companheiros e companheiras que disponibilizaram seus nomes para uma batalha que definirá os rumos do partido no estado nos próximos anos.
Entretanto, não nos sentimos seguros em sairmos sozinhos. Mesmo com um grande número de candidatos e candidatas, ainda nos faltava uma estrutura adequada, recursos e candidaturas femininas.
Tivemos que buscar coligação para continuarmos na disputa, e muito dos nomes que apresentamos tem grande potencial de votos. Vários camaradas que, da mesma forma dispuseram seus nomes para disputa, abriram mão da candidatura para que coubéssemos numa coligação com outros 5 partidos: PRB / PTC / PHS / PRTB / PSDC.
E foi uma boa coligação. Dependendo do desempenho, podemos eleger 2 deputados e mais um na sobra.
24 candidatos e candidatas do PCDOB num pleito estadual para deputado é um feito histórico de nossa organização. Agora é hora de nos lançarmos de cabeça nas campanhas de nossos candidatos e candidatas. Precisamos eleger agora e fortalecermos nossa legenda para o futuro.
DEPUTADO FEDERAL
Apesar das poucas chances, os votos de deputado federal somam para tempo de tv e fundo partidário, além do espaço para defendermos nosso programa e contribuirmos com o projeto estadual. Lançamos duas candidaturas a deputado federal.
GOVERNADOR
A direção do partido recebeu da convenção a orientação da preferência pela reeleição do atual governador e o poder de decidir, conforme os interesses do nosso partido.
No nosso entendimento ficou claro que a melhor coligação para elegermos nossos deputados estava em torno do Governador Renato Casagrande, e o nosso adversário está no palanque mais conservador, em torno de Paulo Hartung, que fará palanque para Aécio Neves, tendo o PSDB na vice e o DEM na chapa.
Pesou também o fato da boa relação do Governador com Dilma, como visto em sua última visita ao estado, 02/07/2014, e as políticas públicas aplicadas pelo atual governo que, apesar de insuficientes, tem significado um grande avanço em relação aos últimos 20 anos.
A candidatura do PT veio muito tardia e isolada, apesar dos apelos do PCDOB desde do início de 2013 para que o PT colocasse candidatura, e num segundo momento, fizesse aliança com o PSB, gesto reconhecido pelo governador que tentou até o último momento a aliança.
Então a decisão da direção do partido foi pelo apoio a candidatura a reeleição de José Renato Casagrande do PSB.
SENADO
Mesmo separados, João Coser, candidato ao senado pelo PT deve receber apoio de partidos ao lado de Renato Casagrande. Mas a chapa do PSB para receber apoio do PR e de Magno Malta, depois da recusa do PT, teve de aceitar a candidatura ao senado de Fabiano Cantarato, o famoso delegado de delitos de trânsito.
A direção do partido ainda não decidiu qual candidato ao senado deve apoiar. Devemos discutir o assunto na próxima reunião da direção, provavelmente no dia 14/07.
ABAIXO TODOS OS CANDIDATOS DO PCDOB PARA O PLEITO DE 2014: