Reino do Marrocos transforma Casablanca em paraíso fiscal

Poderosas instituições financeiras internacionais, designadamente o BNP Paribas, AIG e a União dos Bancos Suíços (UBS), esta de maneira encoberta, estão se instalando no Marrocos, onde a casa real gere diretamente a criação, em Casablanca, do que pretende ser o principal centro financeiro pan-africano.

Por Armando Vicente, de Casablanca para Jornalistas sem Fronteiras

Marrocos - Eric Martin / Le Figaro

Casablanca, ou Casa Finance City, é a designação do projeto que a casa real tomou diretamente em mãos, retirando-o da área governamental, e que começou por ter como objetivo travar o êxodo das grandes fortunas marroquinas para o estrangeiro, que meios bancários calculam genericamente em dezenas de bilhões de dólares.

Marrocos pretende deste modo transformar Casablanca numa capital financeira com expressão internacional oferecendo legislação favorável a grandes movimentos financeiros, uma larga anistia fiscal e atraindo instituições que têm se distinguido no domínio do offshore e da evasão fiscal. “Na prática”, diz um gestor francês de bens imobiliários, “trata-se de criar um paraíso fiscal”.

Leia também:
Marrocos apropria-se ilegalmente também do petróleo do Saara Ocidental
Saara Ocidental leva UE aos tribunais por acordo ilegal com Marrocos
Saarauis denunciam violência e recusa marroquina em acatar resoluções

A UBS suíça é uma das instituições financeiras que se instalou discretamente em Marrocos, sob a designação de Zebrae Advisory Group, dirigida pelo francês Nicolas Rappoport, membro da administração da entidade suíça. Dedica-se prioritariamente a investimentos financeiros e imobiliários e também à gestão de portfólios.

Está previsto, segundo fontes institucionais em Casablanca, que também a sociedade Onyx Wealt Management crie em breve um ramo em Marrocos com o objetivo de canalizar movimentos financeiros que tenham passagem pela Suíça.

As autoridades marroquinas enviaram altos representantes a Mônaco para tentar conseguir investimentos de fortunas deste território e também o repatriamento de capitais de famílias marroquinas ali colocados. As ligações entre as casas reais dos dois países poderão dinamizar este relacionamento, que do lado europeu está sendo gerido por destacadas figuras do Executivo do território.

“Marrocos goza atualmente de um bom ambiente internacional”, afirma em Casablanca um membro de uma instituição financeira europeia aqui instalada. “O país é um centro de estabilidade na África, vai explorar petróleo e outros recursos naturais e, como tem conseguido fazer amainar internacionalmente o impacto da situação no Saara Ocidental, tornou-se um local de investimento muito atrativo, também devido à legislação favorável que oferece”.

*Título original: "Marrocos está fazendo de Casablanca um paraíso fiscal"

Fonte: Jornalistas sem Fronteiras