Maduro e Santos discutem contrabando e diálogo com as Farc

Os presidentes de Colômbia, Juan Manuel Santos, e Venezuela, Nicolás Maduro, se reuniram nesta sexta-feira (1º) em Cartagena e anunciaram uma série de medidas para tentar diminuir o contrabando na fronteira bilateral. Os diálogos de paz entre Bogotá e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) também foi abordado.

nicolas maduro juan manoel santos - EFE

“O contrabando afeta gravemente as duas nações. Os produtos que vêm da Venezuela para cá prejudicam nossa produtividade, porque lá os preços são muito mais baixos. Esse fenômeno alimenta as máfias que aumentam cada vez mais os seus tentáculos”, afirmou Santos.

O presidente colombiano também elogiou o apoio de Caracas às negociações com as FARC. “Quero agradecer ao presidente Maduro. Vocês estiveram presentes durante todo o processo e agora estamos entrando numa fase definitiva. A fase de decisões.”

Maduro, por sua vez, disse que “a paz nunca esteve tão próxima na Colômbia” e que dará continuidade à promessa do ex-presidente Hugo Chávez de contribuir para a paz no país vizinho. O venezuelano deverá retornar à Colômbia em 7 de agosto para assistir à posse do segundo mandato de Santos.

O encontro de Cartagena foi o quarto entre os dois presidentes. Nos últimos anos, em especial nos mandatos de Álvaro Uribe, entre 2002 e 2010, a relação bilateral foi bastante conturbada, tendo sido inclusive rompidos.

Uribe, que agora é senador, liderou seu partido atual, o Centro Democrático, a repudiar a presença de Maduro em território colombiano. Os uribistas soltaram um comunicado que argumenta que Caracas “viola os direitos humanos, oferece proteção para as Farc e persegue seus opositores”. Desde o começo dos diálogos de paz, o ex-presidente tem criticado a medida, elogiada pela comunidade internacional.

Fonte: Opera Mundi