Colômbia e Venezuela estabelecem novas regras de fronteira

A partir desta segunda-feira (11), as alfândegas entre Colômbia e Venezuela terão novas restrições, são parte de iniciativas conjuntas, acordadas por ambos os presidentes, para enfrentar de forma mais incisiva o contrabando.

Fronteira Colômbia e Venezuela - EFE

A medida foi anunciada pelo chefe de Comando Estratégico Operacional da Força Armada Nacional Bolivariana (Ceofanb), Vladimir Padrino, também coordenador do Centro Binacional de Comando e Controle contra o Contrabando. Segundo ele, as alfândegas serão fechadas todos os dias a partir das 22h e só voltam ao funcionamento às 5h do dia seguinte.

Leia mais: 
Maduro e Santos discutem contrabando e diálogo com as Farc

Em declarações à imprensa local, Padrino afirmou que também será proibido o trânsito de carga em todos os municípios de fronteira. “O fechamento será efetivo nesta segunda-feira (11), a partir da publicação de uma resolução emitida pelos ministérios de Relações Interiores, Justiça e Paz e da Defesa”, explicou.

“O Centro Binacional de Comando, Coordenação e Controle para a luta contra o contrabando terá duas sedes, uma em Cúcuta, na Colômbia e outra em San Cristóbal, no estado de Táchira na Venezuela”, afirmou.

Segundo ele, o centro vai trabalhar com informações em tempo real e em “estreita coordenação” para enfrentar as atividades ilícitas que se cometem na fronteira, em especial em matéria de contrabando.

Cifras oficiais mostram que no primeiro semestre de 2014 foramapreendidos 21 mil toneladas de alimentos destinados ao contrabando.

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro e da Colômbia, Juan Manuel Santos, tiveram um encontro em Cartagena e Indias, no país colombiano, para definir vários acordos sobre este tema que afeta diretamente a economia dos dois lugares.

Fonte: Prensa Latina