Farc propõem criação de fundo de indenização para vítimas do conflito

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) propuseram nesta quarta-feira (13) a criação de um "fundo especial" para a indenização das vítimas do conflito armado colombiano. O grupo guerrilheiro, que negocia a paz com o governo de Juan Manuel Santos, denunciou a existência de setores que pretendem apresentar os rebeldes como uma "organização de algozes".

Farc apresentam proposta de fundo de indenização para vítimas - AFP/YAMIL LAGE

"A criação de um fundo especial para a indenização integral, com participação das organizações nacionais de vítimas, se constitui um imperativo", afirmam as Farc em um comunicado, lido pelo comandante Pablo Catatumbo, um de seus delegados nas negociações em Havana, Cuba.

Leia também:
Decisão na Colômbia: Membros das Farc poderão participar da política
Farc pedem que colombianos deixem o ódio de lado para consolidar a paz
Com as vítimas, Farc e governo da Colômbia voltam a negociar a paz

"Deve acontecer um esforço fiscal sem precedentes, com a disposição efetiva de recursos do orçamento para financiar ressarcimentos materiais no mais tardar na década seguinte", completou Catatumbo ao divulgar a proposta das Farc sobre as vítimas, um dos temas mais complexos das negociações de paz.

Catatumbo afirmou que para criar o fundo é necessária uma reforma legal.

As Farc e o governo de Juan Manuel Santos iniciaram na última terça-feira (12) as discussões sobre o tema sensível, o quarto dos seis pontos da agenda de paz.

Com informações da AFP