José Reinaldo: Foro de SP é uma força de caráter anti-imperialista

Em sua coluna Ponto de Vista, o editor do Portal Vermelho, José Reinaldo, fala sobre o 20º Encontro do Foro de São Paulo que começa nesta segunda-feira (25) na Bolívia e desenvolve-se até sexta-feira (29). “O tema central do encontro este ano é ‘Derrotar a pobreza e a contraofensiva imperialista, conquistar o bem viver, o desenvolvimento e a integração na Nossa América’”, conta.

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

foro de são paulo radio - Divulgação

“Na América Latina, o Foro de São Paulo foi uma força essencial para formar convicções na oposição aos governos neoliberais e conservadores que sucederam o ciclo das ditaduras militares”, disse o editor. ”Desse modo, deu uma ponderável contribuição para a abertura do ciclo progressista que resultou das vitórias eleitorais das forças de esquerda e centro-esquerda a partir de finais dos anos 1990.”, completou.

“Hoje, boa parte dos países da região é dirigida por governos democráticos, populares e anti-imperialistas, que estão contribuindo para alterar a geopolítica mundial”, contou Reinaldo. “O sentido mais geral dos fenômenos em curso na região é a formação de uma corrente transformadora e a acumulação de vitórias dos povos e países em termos de independência, soberania, democracia, mecanismos de participação popular, justiça, desenvolvimento e progresso social”, acrescentou.

Ouça a coluna na íntegra na Rádio Vermelho: