Grupos denunciam nos EUA ações contra a soberania de Cuba

Grupos de solidariedade com a Revolução Cubana em Nova Iorque denunciaram nesta quinta-feira (28) as recentes ações subversivas do governo norte-americano contra a Ilha caribenha. A Missão Permanente de Cuba na Organização das Nações Unidas (ONU) destacou em uma nota a imprensa a carta pública divulgada por essas organizações, as quais reiteraram seu respaldo ao povo cubano.

usaid

No texto, os grupos de solidariedade exigiam o fim de todas as ações para desestabilizar a Maior das Antilhas. Entre essas ações estaria o programa financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid em inglês) revelado pela imprensa norte-americana no mês de julho.

Trata-se de um plano consistente no recrutamento desde 2009 de jovens latino-americanos para incitar setores da juventude cubana a atuar contra a ordem constitucional aprovado pelos habitantes da Ilha.
A carta assinada por várias organizações sindicais, sociais, políticas e comerciais em Nova Iorque destaca os esforços e conquistas da revolução e pedindo o levantamento do embargo econômico, comercial e financeiro imposto por Washington há mais de meio século.

Além disso, solicita a normalização das relações bilaterais e a libertação imediata de Gerardo Hernández, Antonio Guerrero e Ramón Labañino, três dos cinco cubanos que continuam presos em cárceres norte-americanos.

Fonte: Prensa Latina