Unilab abre processo seletivo para estudantes estrangeiros

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) divulgou na última semana a abertura de inscrições para o Processo Seletivo de Estudantes Estrangeiros 2014.2 nos cursos de graduação presenciais da instituição. As inscrições estarão abertas de 01 a 12 de setembro de 2014. Os estudantes selecionados ingressarão no 3º período letivo de 2014 e no 1º período letivo de 2015.

Podem se inscrever candidatos que tenham nacionalidade e forem residentes no país de seleção (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe); que tenham, no mínimo, 18 anos completos até 31 de dezembro de 2014 (não há limite de idade para esta seleção); que tenham concluído o Ensino Secundário (Médio) até o último dia de inscrição deste processo seletivo; que não tenham sido beneficiados com qualquer bolsa ou programa do Estado brasileiro; e não tenham concluído qualquer curso superior em instituição pública no Brasil.

As inscrições serão realizadas em duas etapas. Na primeira etapa, o candidato deve preencher o formulário eletrônico de inscrição no Sistema de Seleção de Estrangeiros (Selest), disponível em: http://selest.unilab.edu.br/. Para efetivar esta etapa, o candidato deverá digitalizar a página de identificação do Passaporte ou Bilhete de Identidade (BI), com foto, e fazer o upload conforme as orientações na página eletrônica do Selest. Após o preenchimento deste formulário, o candidato deverá conferir as informações registradas, imprimi-lo e assinar a cópia impressa.

Na segunda etapa, o candidato deve entregar os documentos exigidos no edital nas Missões Diplomáticas brasileiras em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A entrega de documentos nas Embaixadas brasileiras poderá ser realizada até o dia 15 de setembro, respeitando-se o horário de funcionamento do Setor responsável pelo recebimento da documentação.

Vagas e cursos

Para o Processo Seletivo de Estudantes Estrangeiros 2014.2, serão ofertadas 450 vagas para os cursos de graduação da Unilab, sendo 165 vagas para o ingresso em 2014.3, com início previsto para fevereiro de 2015, e 285 vagas para o ingresso 2015.1, com início previsto para junho de 2015.

2014.3

Das 165 vagas ofertadas para 2014.3, 100 vagas são para cursos que funcionam no Campus dos Malês, na cidade de São Francisco do Conde, na Bahia, e 65 vagas são para os cursos localizados no Campus da Liberdade e na Unidade Acadêmica dos Palmares, no estado do Ceará.

Bonificações

Os candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Secundário (Médio) em escola pública no seu país e/ou sejam do sexo feminino terão uma bonificação de 10% que incidirá a Nota Final de Classificação (Fator Ação Afirmativa). Também há o Fator Correlação, que se refere à bonificação de 20% que incidirá sobre a Nota Final de Classificação (NFC) baseada na relação entre a Área do Ensino Secundário, definida pela Comissão de Avaliação de Históricos, e o curso de 1ª opção pretendido, escolhido no procedimento de inscrição, no Selest.

Informações importantes

As taxas e os pagamentos referentes a cópias de documentos, autenticações em cartório e em serviços consulares, emissão de passaporte e de visto, passagens para o Brasil são de inteira responsabilidade do candidato. Além disso, a organização e os trâmites referentes à busca de moradia também são de exclusiva responsabilidade dos estudantes.

A matrícula do candidato aprovado neste processo não o habilita a receber qualquer modalidade de bolsa ou de auxílio assistencial na Unilab. Em caso de aprovação, o candidato matriculado poderá concorrer às bolsas de Iniciação Científica, Monitoria e Extensão, bem como aos auxílios de assistência estudantil de acordo com as regras e editais a serem publicados pela universidade. Para saber mais sobre bolsas, acesse www.unilab.edu.br/bolsas e sobre auxílios, acesse: www.unilab.edu.br/auxilios.

Fonte: Unilab