Nova jornada pelos Cinco Heróis cubanos começa em setembro

A nova jornada internacional pela liberdade dos cinco agentes antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos começará no próximo mês de setembro e se estenderá até outubro, tendo como um dos seus eventos principais a vigília em frente da Casa Branca, na capital norte-americana de Washington, em 12 de setembro, quando se completam 16 anos do injusto encarceramento dos cinco antiterroristas cubanos.

cinco herois cubanos - Reprodução

Fernando González e René González conseguiram a liberdade e já regressaram a Cuba, porém Antonio Guerrero, Ramón Labañino e Gerardo Hernandez ainda estão na prisão, apesar das manifestações pelo mundo dirigidas ao presidente Barack Obama para que lhes conceda o indulto.

Outro evento durante esse tempo será o 10º Colóquio Internacional em Havana, nos dias 11 e 12 de setembro, entretanto, o Movimento de Solidariedade com Cuba fará ações paralelas em mais de 30 países, como “ocupações” em frente das embaixadas dos Estados Unidos, envio de mensagens ao presidente norte-americano, emissão de declarações, atos e iniciativas de diversas maneiras para imprimir um impulso especial à campanha pela liberdade de Antonio, Ramón e Gerardo.

A Jornada começa em 4 de setembro, quando se relembra mais um aniversário da morte, em um hotel de Havana, do jovem italiano Fabio Di Celmo, vitima do terrorismo contra Cuba, em 1997. A data de encerramento está prevista para 6 de outubro, data da explosão no ar de um avião da Cubana Aviação, em 1976, atentado terrorista que matou 73 pessoas.

Fonte: Cubadebate