Wagner Gomes realiza grande plenária de campanha sexta-feira (29)

Várias categorias sindicais estavam presentes na plenária de campanha de Wagner Gomes: ferroviários, marceneiros, bancários, vidreiros e metroviários, classes de trabalhadores que ajudou a consolidar uma história de luta iniciada na década de 70. Juntos, também, figuras que acompanharam sua trajetória: Orlando Silva, Nivaldo Santana, Benedito Cintra, Nádia Campeão, Alcides Amazonas, Eduardo Suplicy, Eduardo Correia Annunciato (Chicão).

Foto arquivo pessoal Wagner Gomes
Havia em média 300 pessoas. À mesa estavam presentes parceiros que acompanharam sua trajetória. “Wagner Gomes é um exemplo para todos os militantes do PCdoB. Quando nosso partido decidiu criar uma central sindical, pensamos em Wagner para representar, por isso o partido escolheu Wagner para compor a Assembleia.”, disse o candidato a deputado federal Orlando Silva.

Wagner começou a militância no PCdoB no finalzinho da década de 70, participando de movimentos sociais, pouco tempo depois foi trabalhar como operador de trem, a partir daí iniciou-se uma longa jornada. Ajudou a fundar o sindicato dos metroviários. Ocupou o cargo de diretor da Central dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil (CTB) por duas vezes, fez parte da Executiva Nacional da Central única dos Trabalhadores (CUT).

Hoje, passados mais de 30 anos, pretende estender sua trajetória de luta representando São Paulo como deputado estadual. Para o ex-deputado e vereador, Benedito Cintra,“a assembleia é uma trincheira de luta, que hoje, como resultado do nosso governo, há crise no transporte público, crise no abastecimento de água. Wagner Gomes, não vai se eleger simplesmente para marcar nome, mas porque ele tem uma história política sindical. Ajudou a construir o sindicato dos metroviários, a CTB.”

Crise no abastecimento hídrico de São Paulo

O Estado de São Paulo passa pelo desafio da crise do abastecimento dos recursos hídricos. A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, que também foi à plenária diz que é problema de má gestão, que o estado tem tecnologia e não deveria estar passando por isso. Ela defende uma nova gestão para o governo de São Paulo, pois a atual teve quase vinte anos no poder e deixou a cidade em crise. Ela enfatiza também que com a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi possível começar a enfrentar a pobreza.

O subprefeito da região Sé de São Paulo, Alcides Amazonas, reitera o problema da crise e cita ainda a importância de reeleger a presidente Dilma Rousseff, para continuar o projeto de crescimento do Brasil, que começou com a gestão de Lula.

Durante o governo do ex- presidente Luís Inácio Lula da Silva houve a expansão do número de pessoas ao ensino superior e o programa de transferência de renda, o Bolsa Família, tirou mais de 20 milhões de pessoas da linha da pobreza. O candidato a senador Eduardo Suplicy, falou sobre seu projeto aprovado em 2004 pelo Congresso Nacional: Renda Básica de Cidadania (RBC), que também é um projeto de transferência de renda. O objetivo é dar condições de sobrevivência para todos do país, seguindo o princípio de que a riqueza da nação deve ser distribuída de forma mais igualitária.

Nivaldo Santana, candidato a vice-governador de São Paulo na chapa de Alexandre Padilha, observa que o Brasil, nesses últimos doze anos, conteve a crise mundial, sem deixar que com isso houvesse cortes de direitos do trabalhador e faz um comparativo a nível internacional. “O salário mínimo teve aumento real 70% acima da inflação, mesmo em meio à crise. São 203 milhões de desempregados no mundo, segundo dados da OIT- Organização Internacional do Trabalho, mas a presidente Dilma Rousseff não tem adotado o receituário pregado pelas forças conservadoras do Brasil, que aumenta o desemprego e acaba com a valorização do salário mínimo.”

O candidato pretende continuar lutando pelo trabalhador

Wagner Gomes, que dedicou parte de sua vida lutando pelos direitos do trabalhador, tem apoio dos líderes. “Desde que eu engajei no movimento sindical eu o vejo lutando pela família, pelo trabalhador, por isso tem o apoio dos eletricitários”, diz Eduardo Correia Annunciato (Chicão), presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e meio Ambiente-(FENATEMA).

O candidato que morou por muitos anos na Zona Leste faz questão de dizer sobre o orgulho de ter vivido na COHAB e de ter feito carreira como operador de trem. Por isso, enquanto sindicalista e trabalhador, sabe a importância de um transporte público de qualidade, mas diz que governo estadual, que se manteve por quase vinte anos no poder, não chegou a cumprir nem um terço do projeto, que previa ampliar as linhas em 320 km, mas fez apenas 5km. Ele sabe a necessidade de continuar esse projeto e é um de seus objetivos políticos que defende para o trabalhador nessa campanha.

Fabiana Lima