Chega à Síria o enviado especial da ONU

Chegou, nesta quarta-feira (10), na Síria, o enviado especial da ONU (Organização das Nações Unidas), Staffan de Mistura. A visita acontece como parte dos esforços para alcançar uma solução pacífica para a guerra que afeta o país há mais de três anos.

Staffan de Mistura - Prensa Latina

Em sua primeira visita à Síria, Mistura foi acompanhado pelo diplomata egípcio Ramzy Ezzedine Ramzy. Staffan de Mistura substituiu o diplomata argelino Lakhdar Brahimi, que renunciou em maio.

Durante os três dias de estadia em território sírio, o representante das Nações Unidas vai se reunir com funcionários e várias personalidades.

As autoridades sírias saudaram a nomeação do novo enviado e pediram para que ele adote uma abordagem baseada na "objetividade, honestidade e no direito internacional".

Pediram também que seu trabalho respeite a soberania nacional e que ele evite interferir nos assuntos internos da Síria.

Mais de 190 mil pessoas já morreram e milhões foram forçadas a deixar suas casas desde o início do conflito, impulsionado pelas potências ocidentais e regionais desde março de 2011, com o intuito de derrubar o governo do presidente Bashar al-Assa.

Da redação do Vermelho,
com informações da Prensa Latina