Ex-presidente colombiano assume Secretaria Geral da Unasul

O ex-presidente colombiano Ernesto Samper assume, nesta quinta-feira (11), a Secretaria Geral da União Nacional da Sul (Unasul), criada em 2008 para fomentar a integração em matéria de energia, educação, saúde, ambiente e infraestrutura.

Ernesto Samper - Raúl Palacios | La Opinión

Na cerimônia prevista para acontecer no Palácio de Miraflores, em Caracas, na Venezuela, Samber vai substituir o cargo que atualmente é ocupado pelo venezuelano Alí Rodríguez, e foi designado a desempenhar a tarefa de embaixador da Venezuela em Cuba.

O ato contará com a presença do chefe de Estado do Suriname, Desire Bouterse, em sua condição de presidente pró-tempore da Unasul, assim como de Nicolás Maduro.

Ao definir as prioridades de sua gestão, o novo secretário geral afirmou que vai se orientar baseado em três agendas fundamentais: a social, a política e a econômica. Todas com objetivo de manter a América do Sul como uma região pacífica no mundo e recuperar o protagonismo político da Unasul.

Samper considera indispensável criar um bom sistema financeiro da Unasul, o qual poderão participar as distintas entidades que de uma forma ou outra atendem as exigências dos projetos como as obras de infraestrutura nos países membros.

Atualmente a Unasul é composta pela Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Atualmente a Unasul atinge 68% do total da população da América Latina, o equivalente a 400 mil habitantes, e conta também com um potencial energético importantíssimo, presente em reservas de petróleo e gás na Bolívia, no Brasil, no Equador e na Venezuela.

Fonte: Prensa Latina