Esquerda do Equador cria frente para fortalecer governo de Correa

Quinze partidos e movimentos de esquerda do Equador oficializam nesta quinta-feira (18), na capital Quito, a criação da frente Unidos, com objetivo de aprofundar a Revolução Cidadã proclamada pelo presidente Rafael Correa desde sua chegada ao poder, em 2007.

Doris Soliz - Prensa Latina

O ato de apresentação da nova coalizão será realizado no final da tarde desta quinta-feira no teatro da Casa de Cultura Equatoriana. De acordo com a secretária executiva da frente Aliança País (AP), Doris Soliz, é esperada a presença de Rafael Correa, líder e fundador da AP que nos últimos meses tem alertado sobre a contraofensiva conservadora no Equador e em outros países da América Latina.

Soliz apontou que a frente estará aberta para a entrada de todos os que estão de acordo com a construção do socialismo de Bem Viver, a democracia participativa e o poder popular.

“Cabem todos os que creem neste processo de mudança que está em marcha no Equador”, afirmou.

A dirigente considerou que a Revolução Cidadã deve ser aprofundada, defendida e potencializada por todas as organizações políticas, tanto as históricas, como as novas, que vem participando deste processo de mudança.

Além da AP, a nova coalizão estará integrada pelo Partido Socialista Frente Ampla, Partido Avança, Partido Comunista do Equador, Movimento de Esquerda Revolucionária, Frente Amazônia Vive e o Movimento de Ação e Integração Solidária.

Completam a relação os movimentos Unidade Primeira, Autônomo Regional, Centro Democrático, Pachakutik Chimborazo e Conduz, além da Juventude Comunista do Equador, Ação Regional pela Equidade e Alfaro Vive, Carajo!, ex-guerrilheiros que recentemente concordaram em se converter em partidos políticos.

Fonte: Prensa Latina