EUA pedem que Turquia feche fronteira com Síria

Os Estados Unidos pediram a Turquia para fechar a fronteira turco-síria para evitar a infiltração de terroristas e o contrabando de petróleo, segundo noticia o canal CNN Turk, citando o secretário de Estado dos EUA, John Kerry.

Bandeira do Estado Islâmico do Iraque e do Levante

"A Turquia precisa fechar a sua fronteira com a Síria, impedindo o fluxo de mercenários estrangeiros e do contrabando de petróleo através dela", disse esta segunda-feira (22) o chefe da diplomacia estadunidense em coletiva de imprensa.

A Turquia tem mais de 900 quilômetros de fronteira com a Síria. Os militantes do Estado Islâmico, de acordo com o vice-premiê da Turquia, Numan Kurtulmus, se encontram agora a uns 10 quilômetros da fronteira.

Ameaça aos EUA e a França.

Esta segunda-feira, a organização extremista divulgou um comunicado em que pede que os adeptos do grupo jihadista persigam todos que se juntem à coalizão antiterrorista criada para destruir o EI no Iraque e na Síria. 

De acordo com o porta-voz oficial do EI, Abu Mohammad al-Adnani, "os cruzados enfrentarão uma inevitável derrota pelas mãos dos combatentes do grupo". O comunicado é dirigido principalmente para EUA e França, mas também é contra o Canadá e a Austrália.

Na sexta-feira, a Força Aérea da França juntou-se aos ataques aéreos contra militantes do EI. Washington, por sua vez, continua a reforçar a coalizão recrutando para esta outros países, especialmente do mundo árabe.

Da redação do Vermelho
com informações da Voz da Rússia