Eric Holder deixa Secretaria de Justiça dos EUA
O secretário de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, anunciou nesta quinta-feira (25) sua renúncia ao cargo, após seis anos de serviço na administração de Barack Obama.
Publicado 25/09/2014 16:41

Segundo informaram os meios de comunicação, Holder, de 63 anos e primeiro negro a ocupar o cargo, foi o rosto da luta jurídica do governo de Obama contra o "terrorismo".
Em sua gestão, sofreu uma sucessão de críticas por causa do projeto para julgar suspeitos de terrorismo na cidade de Nova York.
O diário The Hill lembra que seu mandato também foi manchado pela polêmica – inclusive resistiu aos pedidos que renunciasse – do escândalo com o tráfico de armas da operação Fast and Furious, durante a qual muitos armamentos terminaram nas mãos dos cartéis mexicanos da droga.
A Câmara dos Representantes, sob controle republicano, aprovou em 2012 uma resolução de desacato contra Holder, por ele ter se negado a entregar documentos sobre a fracassada operação de envio ilegal de armas ao México em 2009.
O também procurador-geral permanecerá no cargo até que seja designado um sucessor, informou a Casa Branca.
A saída de Holder ocorre em um momento decisivo, em que está em marcha uma investigação para estabelecer os prejuízos raciais na aplicação da lei depois que o policial branco Darren Wilson matou a tiros o jovem negro Michael Brown em 9 de agosto, na localidade de Ferguson, estado de Missouri.
Além disso, ressalta o The Hill, a saída de Holder acontece semanas antes das eleições de meio-mandato, um período crucial já que os republicanos poderão tomar o controle do Senado.
Em tal cenário, os representantes do partido Republicano teriam poder para bloquear todas as nomeações presidenciais nos últimos anos da administração Obama.
O secretário da Justiça é um dos três membros do gabinete da equipe original de Obama. Os rumores sobre sua demissão foram espalhadas ainda antes dos protestos em Ferguson, ocorridos depois do assassinato de Brown.
Fonte: Prensa Latina