Farc-EP pedem ao presidente um cessar fogo bilateral

As Farc-EP (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo) reiteraram, nesta quarta-feira (24), ao presidente da colombiano, Juan Manuel Santos, seu pedido de um cessar fogo bilateral como ato concreto e necessário para avançar o processo de paz que se desenvolve em Cuba desde 2012.

Diálogos de Paz - Efe

Em um comunicado que parafraseou a letra da canção Imagine, de John Lennon, as Farc-EP expressaram estar de acordo com Santos em imaginar um país em paz e instaram que isto se reflita em feitos concretos.

“Como gesto de generosidade com o povo e as vitimas que clamam por um cenário sem hostilidades, se deveria proceder a brindar não só uma canção de paz, mas também um feito concreto do cessar fogo bilateral que evite mais derramamento de sangue e a trégua que nos coloque em reta final de nossa reconciliação”, afirmaram os guerrilheiros.

O comunicado das Farc-EP também pediu a Santos o esclarecimento de fenômenos como o paramilitarismo, um dos protestos mais reiterados neste processo de paz que atualmente debate o tema das vítimas do conflito interno colombiano que já dura mais de 50 anos.

Os guerrilheiros pediram ainda ao presidente para abordar temas sensíveis dentro do confronto como a ingerência de potências estrangeiras que mantêm a Colômbia em condições de país ocupado, e assuntos como o uso desproporcional da força em um plano de assimetria criminosa por parte do governo.

No âmbito dos debates que se desenvolvem nos últimos dias da ONU sobre as mudanças climáticas, as Farc-EP insistiram na necessidade de ações na Colômbia “que coloquem ponto final à devastação de nosso entorno e nossas riquezas naturais”. Os guerrilheiros pediram para o governo suspender as pulverizações aéreas de agentes químicos que causam danos aos moradores do campo na Colômbia e deter a “feira de licenças ‘express’” a companhias mineradoras e petrolíferas, entre outras que ameaçam o ecossistema.

Fonte: Prensa Latina