Ministro colombiano denuncia planos para sabotar Diálogos de Paz

O ministro do Interior da Colômbia, Juan Fernando Cristo, declarou, nesta segunda-feira (29), que existe um plano para sabotar os Diálogos de Paz de seu governo com a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), em Havana, Cuba.

Juan Fernando Cristo - Rádio Santa Fé

Em uma entrevista difundida pela Rádio Caracol, o ministro se mostrou preocupado com a recente infiltração nas comunicações do chefe da delegação governamental em Havana, Humberto De La Calle, e pelas ameaças contra políticos, lutadores dos direitos humanos e jornalistas.

Agregou, além disso, que os colombianos devem ser conscientes de que há setores interessados em boicotar as conversações com a guerrilha, que transitam por quatro, dos cinco pontos acordados entre as partes.

Representantes das Farc também reprovaram o sucedido e disseram que a segurança dos diálogos está em risco. Ao mesmo tempo, desejaram que a origem das violações seja desvendada o quanto antes.

O Ministério Público da Colômbia e a diretoria de Proteção da Polícia anunciaram que começarão uma investigação profunda com objetivo de esclarecer as ameaças.

Como primeira medida, os protocolos de segurança informática da delegação oficial de paz serão fortalecidos em todos os níveis e as autoridades vão redobrar esforços para determinar as causas destas violações.

O presidente Juan Manuel Santos e membros do governo analisam as consequências que podem trazer para os Diálogos de Paz, os 17 ataques que sofreram as comunicações de De La Calle em Havana.

De acordo com o periódico El Tiempo, esta não é a primeira vez que as redes do governo são interceptadas por agentes desconhecidos. Em fevereiro deste ano soube-se que o correio eletrônico do presidente Santos havia sofrido um ataque parecido, mas nunca identificaram o responsável por trás deste acesso ilegal.

Fonte: Prensa Latina