Peru e Colômbia vão revisar acordo de cooperação bilateral

O presidente da Colômbia, Juan Manual Santos; e seu homólogo peruano, Ollanta Humala, vão se reunir nesta terça-feira (30), em Iquitos, ao Norte do Peru, durante o Primeiro Gabinete Binacional entre os dois países.

Ollanta Humala e Juan Manuel Santos - La Repúlbica

De acordo com o chanceler peruano, Gonzalo Gutiérrez, é esperado que os presidentes firmem pelo menos cinco acordos de cooperação biliaterial em matéria de energia e minas, ciência e tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável; mulher e populações vulneráveis, além de prevenção de desastres.

Sobre a questão da Defesa, se espera que Santos e Humala possam estreitar o trabalho conjunto entre as corporações militares para a luta contra o narcotráfico e mineração clandestina; ponto em que aspira coordenar a formação das forças policiais.

A respeito de educação, cultura e esportes, será firmado um plano de desenvolvimento para assuntos fronteiriços que busca melhorar as comunicações e serviços públicos para os habitantes das duas nações.

Da mesma forma, será estabelecida uma rota comercial para fortaleceras produções dos dois países e incentivar o turismo e o crescimento de pequenas empresas.

O chanceler peruano destacou a importância do encontro devido ao papel estratégico da aliança como governo colombiano, com quem o Peru tem um longo trecho de fronteira.

“Há uma quantidade importante de pontos em comum com o Peru, temos relações muito profundas e é um de nossos aliados importantes na América do Sul”, afirmou Gutiérrez.

Fonte: Telesur