UnB muda históricos Centros Acadêmicos de lugar sem consultar alunos

As salas dos Centros Acadêmicos da Universidade de Brasília (UnB) estão sendo trocadas de lugar. Historicamente ocupando o Instituto de Ciências Central (ICC), mais conhecido como Minhocão, agora a reitoria está desalojando as salas tradicionalmente ocupadas pelo movimento estudantil e transferindo os Centros Acadêmicos para os seus respectivos institutos.

Manifestação no Minhocão da UnB - Reprodução

O estudante Caio César Medeiros de Moraes, do CA de Gestão de Políticas Públicas conta que a princípio a sala ocupada pelo CA deles foi interditada por uma obra. “Ficamos uns 8 meses sem espaço físico”, afirma. Depois disso, os estudantes realizaram uma ocupação em um espaço no subsolo e foram obrigados a se retirarem. “A reitoria pediu uma reintegração de posse e chegou com polícia e tudo”, conta.

De acordo com os estudantes a perspectiva da Reitoria é retirar todos os CAs do ICC.
Para Caio o ideal era os CAs continuarem juntos no ICC. “Com eles fisicamente perto ficava muito mais fácil a articulação e a união entre os cursos”, explica.

A diretora de Cultura da UNE, Patrícia de Matos, que é estudante da UnB, concorda que esta mudança enfraquece a representação dos estudantes. “O Minhocão é um ponto de encontro, de troca entre os estudantes. Além disso, esta é uma medida antidemocrática, uma vez que os estudantes não foram consultados”, ressalta.

Para ela esta medida também denuncia uma mudança de lógica dentro da Universidade que já pode ser sentida pela comunidade acadêmica com a presença da PM dentro do Campus.

Fonte: UNE