Rodong Sinmun apoia projeto de fundação da República Federal da Coreia
O jornal do Partido do Trabalho da Coreia, Rodong Sinmun, apoiou em artigo publicado esta semana o projeto de fundação da República Federal Democrática da Coreia, apresentado pelo presidente Kim Il Sung, observando que é um projetio patriótico e racional pela reunificação coreana.
Publicado 09/10/2014 14:14

"O sistema federal é mais pacífico, por não ter motivos para conflitos ou para o perigo de guerra no processo da reunificação, porque permite a existência de dois regimes diferentes econômicos em um Estado federal reunificado", diz o artigo.
Ao se aplicar o sistema, é possível promover ainda mais a compreensão mútua entre os dois lados da Península Coreana, fortalecer a reconciliação e a unidade da nação e acabar com a divisão do país imposta por forças estrangeiras.
Além disso, é possível eliminar da Península Coreana a tensão e contribuir enormemente para a paz e a segurança do mundo.
Por meio da histórica Declaração Conjunta de 15 de junho, o Norte e o Sul já reconheceram os pontos comuns entre a proposta de federação, da primeira etapa, da parte Norte e de confederação da parte Sul e concordaram em dirigir a reunificação nessa direção.
Este é o grande êxito obtido pelo Norte e pelo Sul no caminho para concretizar o meio da reunificação comum da nação, observa o periódico comunista.
"A vontade da nação coreana de abrir com a realização do tal projeto e o futuro radiante da nação não pode ser rompido por nada", continua.
O artigo finaliza convocando todos os coreanos, do Norte e do Sul e de além mar, para que lutem pela realização da reunificação, sem levar em conta as diferenças de ideias, ideologias, critérios políticos e crenças religiosas.
Do Portal Vermelho, com informações da embaixada da Coreia Popular no Brasil