Serra nega ter favorecido cartel: apenas "preservei o erário"

Em novo depoimento na Polícia Federal nesta quinta-feira (30), o senador eleito José Serra (PSDB) disse que não beneficiou empresas do cartel de trens e metrô durante seu mandato no governo de São Paulo, entre 2006 e 2010, apenas preservou o erário.

José Serra

Mas não é o que afirma o executivo da Siemens, Nelson Branco Marchetti, que declarou em depoimento na PF que em encontro na Holanda, em 2008, o então governador o advertiu que se a multinacional alemã fosse à Justiça contra licitação vencida pela espanhola CAF, ele anularia o processo de concorrência porque o preço da multinacional alemã era 15% maior.

“No edital havia a exigência de um capital social integralizado que a CAF não possuía. Mesmo assim, o então governador [José Serra] e seus secretários fizeram de tudo para defender a CAF”, disse o executivo em depoimento.

Serra, por sua vez, disse que a sua preocupação era com a “preservação do erário” porque a CAF venceu a concorrência pelo critério do menor preço. O inquérito civil contra Serra por improbidade foi arquivado há duas semanas pelo Conselho Superior do Ministério Público. A CAF é citada na denúncia do cartel de trens de São Paulo num esquema que, segundo investigações, funcionava desde 1996, nos governos tucanos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin.

As declarações de Serra sobre o assunto têm revelado o seu caráter. Quando questionado durante a campanha sobre o trensalão afirmou que cartel não é sinônimo de delito, mas um fenômeno comum no mercado empresarial. “Cartel não é nada mais nada menos que monopólio. São empresas que combinam um preço, não que tomam o preço”, disse Serra em evento com empresários, dia 25 de setembro.

Com informações de agências