Presidentes da China e dos EUA se encontram em Pequim

O presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente da China, Xi Jinping, realizaram um encontro bilateral durante a realização do Fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec), que foi realizado em Pequim. Os dois líderes debateram temas regionais e internacionais de interesse das duas nações.

Xi Jinping

Para Obama, esta foi uma oportunidade de estreitar as relações entre chineses e norte-americanos. “Os Estados Unidos saúdam o crescimento da China próspera, pacífica e estável”, disse Barack Obama.

Ao discursar na Cúpula da Apec, Obama disse que as relações entre os EUA e a China não são um jogo de soma zero, e beneficiam ambos os países e também o mundo.

Como são as duas maiores economias do mundo, os dois países "têm responsabilidades especiais", indicou Obama, dizendo que "se a China e os Estados Unidos puderem trabalhar em conjunto, isso beneficiará todo o mundo".

Ele assinalou que intensificar a integração chinesa à economia do mundo é "o maior interesse dos EUA".

"Desejamos que a China tenha um bom desempenho", disse Obama. "Competimos nos negócios, mas também procuramos cooperar em uma ampla gama de desafios e oportunidades compartilhadas", afirmou o presidente norte-americano, citando o combate ao ebola, o impedimento da proliferação nuclear, aprofundamento da parceria de energia limpa e combate à mudança climática, por exemplo.

Obama também anunciou que os dois países concordaram em implementar um novo arranjo de visto durante sua visita, que estenderá os vistos para estudantes de um ano para quatro anos, e os vistos de negócios e turismo para 10 anos.

Isso beneficiará os estudantes e comerciantes grandes e pequenos, assinalou Obama, acrescentando que o desenvolvimento econômico da China e os turistas chineses fizeram contribuições positivas na criação de empregos para os americanos e assim promoveram a economia do país.

O presidente dos EUA também disse que "apreciou muito" os esforços de seu homólogo chinês Xi Jinping em promover os laços bilaterais.

Fonte: Xinhua