China recebe visita oficial de Obama

O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta terça-feira (11), a seu homólogo norte-americano, Barack Obama, que para tratar da complicada situação internacional, os dois países devem ser capazes de cooperar em mais áreas.

Presidente da China, Xi Jinping e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama - BBC

Em conversas no Grande Salão do Povo, após o presidente dos EUA ser recebido com uma cerimônia oficial, Xi disse que a China irá trabalhar em conjunto com os Estados Unidos para a implementação do princípio de não-conflito, não-confrontação e de respeito mútuo.

Estes aspectos de cooperação e prosperidade ajudam no desenvolvimento de um novo tipo de relações entre as grandes potências, o que traria mais benefícios para ambos os povos e países do mundo, disse o presidente Xi.

Conversações oficiais, nesta quarta-feira (12), foram precedidas de uma reunião na noite de terça-feira entre os dois líderes, no complexo de prédios do governo em Zhongnanhai, após a conclusão da Cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

De acordo com informações da agência de notícias Xinhua, Obama agradeceu ao líder chinês a "hospitalidade excepcional nesta visita de Estado."

Obama disse ainda que os EUA e a China podem trazer importantes contribuições para a segurança e a prosperidade da região e do mundo.

“Eu acho que os dois países têm um forte interesse no sucesso um do outro”, disse Obama, que reiterou seu desejo de uma China pacífica, próspera e estável.

De acordo com a Xinhua, o presidente chinês disse que a partir de seu encontro com o presidente Obama na Califórnia, em junho de 2013, os dois países têm alcançado progresso positivo nas suas relações.

A este respeito, citando como exemplo o comércio bilateral, Xi afirmou que no ano passado houve um crescimento de 520 milhões de dólares, além de investimentos em ambas as direções no valor de 100 bilhões de dólares.

Fonte: Prensa Latina,
tradução Tayguara Ribeiro