China e Estados Unidos retomam negociações da OMC

A China e os Estados Unidos anunciaram, nesta quarta-feira (12), que foram retomadas as negociações do Acordo de Tecnologia da Informação Update (ITA, na sigla em Inglês), da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Yuan chinês - The Telegraph

A informação foi divulgada pelo porta-voz do Ministério do Comércio da China, depois que autoridades dos dois países chegaram a um consenso sobre o assunto.

A ideia é incluir mais produtos e que os dois lados trabalhem com outros membros do ITA. Especialistas no assunto lembram que o ITA incluiu 200 produtos isentos de tarifa antes de os Estados Unidos abandonarem as negociações há um ano.

O Ministério chinês disse que a redução dessas taxas promove fortemente o crescimento da governança global e o desenvolvimento do setor de tecnologia da informação.

Neste sentido, o órgão assegura que se concretizado, este acordo seria o primeiro associado a taxas reduzidas, desde a criação da OMC.

Dessa forma, esta negociação aumentaria a confiança nas funções da OMC nas negociações multilaterais, disse o comunicado do Ministério do Comércio da China.

Fonte: Prensa Latina