Uma semana com Gabo em Bogotá: Intelectuais homenageiam o escritor

A partir desta terça-feira (18), intelectuais colombianos e estrangeiros homenagearão Gabriel García Márquez, durante uma semana de palestras dedicadas ao conto e ao autor de “Amor nos tempos de cólera”. A Biblioteca Nacional da Colômbia será uma das sedes das tertúlias inspiradas na arte de escrever e na versatilidade do jornalista e romancista, nascido em 1927 no povoado de Aracataca, Magdalena.

Gabriel García Márquez

Além de narrativas, García Márquez, deixou uma série de contos como “Olhos de cão azul”, “A mulher que chegava às seis”, “Rosas artificiais” e “Diálogo do espelho”. De todos seus textos, um dos mais lidos é “Cem Anos de Solidão” (1967), uma grande metáfora junto à estirpe dos Buendía e ao mundo mágico de Macondo.

“Gabo e a música” é o título de uma das conferências criadas para refletir sobre o legado do colombiano, que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Entre os palestrantes do encontro se destacam o argentino Mempo Giardinelli e o colombiano de Cali Antonio García.

Os debates são um preparatório para a entrega do Prêmio Hispano-Americano de Conto Gabriel García Márquez, previsto para o próximo dia 21 de novembro.

Gabo morreu no México no dia 17 de abril, uma década depois de publicar sua última obra: “Memórias de minhas putas tristes”.

Fonte: Prensa Latina