Caso Michael Brown: Missouri se prepara para novos protestos

As tensões ganharam força, nesta terça-feira (18), entre cidadãos e movimentos civis na cidade de Ferguson, depois do governador de Missouri, Jay Nixon, ter declarado estado de emergência e convocado a Guarda Nacional para enfrentar os protestos.

Ferguson

Os departamentos de polícia do estado se preparam para enfrentar manifestações massivas, caso o júri declare inocente o policial Darren Wilson, que matou o adolescente negro Michael Brown em agosto.

Nixon assegurou, na segunda-feira (17), que a Guarda Nacional poderia ajudar a polícia estatal e local, conforme for necessário, caso haja distúrbios civis quando se anunciar a decisão do grande júri.

Ainda que tenha sido anunciada uma data específica para divulgar o veredicto, o promotor do condado de St. Louis disse que espera chegar a uma decisão até o fim de novembro.

Ativistas de grupos civis e direitos humanos em Ferguson se reuniram no fim de semana para preparar suas mobilizações de protesto, e os organizadores recomendaram aos membros de seus grupos que se os prenderem, digam à polícia que se chamam Darren Wilson ou Michael Brown, para que as autoridades tenham dificuldades ao processá-los.

Na cidade de Berkeley, vizinha de Ferguson, as autoridades distribuíram panfletos recomendando aos vizinhos que se abasteçam de alimentos, água e remédios, caso não possam sair de casa durante vários dias por causa de prováveis distúrbios.

Em Boston, um grupo chamado Black Lives Matter, que tem representações em outras cidades importantes, organizará uma manifestação em frente ao escritório policial na comunidade de Roxbury, ao dia seguinte da decisão.

Em Albuquerque, Novo México, a polícia prevê manifestações depois de protestos de ira que tiveram de enfrentar quando um agente baleou em março um morador de rua, e por outros 40 casos de tiroteios em que a polícia se envolveu em 2010.

Fonte: Prensa Latina