Juventude conquista regulamentação de direitos na capital paulista

Foi aprovado nesta terça-feira (9) o projeto de lei que regulamenta a Lei do Conselho Municipal dos Direitos da Juventude da cidade de São Paulo. O projeto foi construído entre entidades, movimentos sociais e o Conselho da Juventude com a iniciativa do prefeito Fernando Haddad.

Conselho da Juventude de SP - UJS

A aprovação é mais uma conquista da juventude paulistana, que a partir de um processo recente de grandes mobilizações nas ruas consegue, cada vez mais, ocupar espaços importantes na construção de políticas para a cidade.

De acordo com Osvaldo Lemos, ex-presidente do Conselho de Juventude e membro da Coordenação de Políticas para Juventude da cidade de São Paulo, “o projeto visa fortalecer o diálogo com os jovens e democratizar o Conselho de Juventude. Com mais representatividade da sociedade civil em relação à diversidade que a cidade apresenta, na luta por mais direitos e efetivação das politicas públicas para juventude”.

Entre os principais pontos a serem destacados do projeto estão a presidência do Conselho, que passa a ser rotativa entre sociedade civil e a prefeitura, as cadeiras temáticas que dão espaço às entidades, movimentos e organizações que queiram participar.

Acontece também a ampliação de cadeiras do Conselho, incluindo, por exemplo, a Secretaria do Transporte para debater o tema da mobilidade, preços de passagem, “sendo um tema tão importante para juventude e que antes não fazia parte” aponta Osvaldo. As questões da mulheres, igualdade racial e serviços também passam a integrar o Conselho que terá 50% de sua composição feminina.

Outra novidade são as cadeiras para jovens de todas as regiões da cidade. Ou seja, além das entidades, movimentos e representantes de todas as partes de São Paulo, cada região (Sul, Norte, Leste, Oeste e Centro) poderão indicar um jovem para que as represente. Os representantes serão escolhidos com “um massivo processo eleitoral com votação em urnas, o objetivo, além de recompor o conselho de juventude com representação de todos, é a elaboração de um plano municipal para juventude de SP”, conclui Osvaldo.

Fonte: UJS