CTB destaca necessidade de Reforma Política durante reunião nacional

Na última sexta-feira (12), aniversário da CTB, a direção nacional da central sindical encerrou sua 14ª reunião da direção, que ocorreu em Salvador, com a aprovação da resolução política.

Direção Nacional da CTB - CTB

No segundo dia de atividades, o presidente da Contag (Confederação dos Trabalhadores na Agricultura), Alberto Broch, apresentou a agenda de ações dos trabalhadores rurais.

Os participantes aproveitaram para expor suas opiniões sobre a conjuntura nacional, tema apresentado no dia anterior, destacando a necessidade de uma reforma política e a mobilização popular para a defesa da democracia. Neste sentido, o presidente da CTB, Adílson Araújo, chamou a classe trabalhadora para estar presente na posse de Dilma Rousseff no dia 1º de Janeiro em Brasília.

Por sua vez, o tesoureiro da CTB, Wilson Luiz, apresentou as resoluções do 1º Encontro sobre Gestão Financeira, realizado em julho deste ano, que foi discutida e aprovada por unanimidade.

Já o secretário-adjunto de Relações Internacionais da CTB, José Adilson, fez um balanço sobre os trabalhos da pasta e destacou o simpósio que ocorrerá em São Paulo entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro do próximo ano em homenagem aos 70 anos da Federação Sindical Mundial (FSM). Adilson Araújo conclamou os cetebistas para participarem da atividade.

“Temos que reivindicar nosso espaço no governo”, declarou Adilson, após a apresentação sobre a participação sindical nos Conselhos, Comissões e outras representações.

Central que mais cresce no Brasil

Em relação aos dados analisado na última aferição, Paschoal Carneiro, secretário de Previdência, Aposentados e Pensionistas, mostrou que se comparada às outras centrais a CTB foi a que mais cresceu.

Além da resolução política também ficou aprovada uma moção em repúdio ao deputado Jair Bolsonaro e uma nota em conjunto com a Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal) contra o Programa de Proteção ao Emprego que está sendo apresentado aos trabalhadores.

Homenagem

No encerramento da reunião, Adilson dedicou o encontro a José de Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe que morreu aos 56 anos quando participava em Fortaleza de uma rodada de negociações entre bancários e diretores do Banco do Nordeste Brasileiro (BNB). Vítima de um infarto fulminante, Souza foi encontrado morto no hotel onde estava hospedado.

A esposa do sindicalista, Niúra Belfort, recebeu flores e, emocionada, agradeceu o carinho com seu marido. “Não sabia que ele era tão querido”, disse. Ao invés de fazer um minuto de silêncio, o presidente da CTB solicitou um minuto de aplausos para homenagear o combativo sindicalista.

Em seguida os cetebistas participaram da inauguração da nova sede da CTB Bahia e também da comemoração dos 7 anos da central.

Fonte: CTB