Inácio Arruda saúda reatamento das relações entre EUA e Cuba

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) se congratulou, na última quinta-feira (18/12), com os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, pela ação que busca retomar as relações diplomáticas entre dois povos que estão em um conflito há mais de 50 anos, considerado inaceitável pelo mundo atual. 

“Retomar essas relações significa garantir um direito elementar dos povos, o direito à sua soberania, e, no caso de Cuba, garantir o seu projeto de desenvolvimento, o progresso social”, disse Inácio.

O anúncio foi feito na tarde da última quarta-feira (18), e comemorado por ambas as nações.

Ele lembrou que o Brasil, nos últimos quase 30 anos, desde a retomada democrática, atua no sentido de contribuir com aquela pequena nação caribenha, seja no governo de José Sarney, de Collor, Itamar, Fernando Henrique, Lula e no governo de Dilma. “Nenhum desses governos do campo democrático deixou de contribuir com Cuba. Agora assistimos a essa retomada de relações que é muitíssimo importante para o cenário político da América Latina e para o mundo. E mais: a libertação de cinco prisioneiros que viveram uma saga extraordinária, contada em um livro também fabuloso, de Fernando Morais, chamado Os Últimos Soldados da Guerra Fria, uma saga que se conclui vitoriosa”.

Ele registrou esse momento histórico e destacou participação do Papa Francisco. “Portanto, nossas congratulações ao povo cubano, à sua Chancelaria no Brasil, ao seu Embaixador. Que recebam os nossos cumprimentos por esse passo tão largo que foi alcançado pelo seu povo neste dia de hoje. Este é o nosso registro, que considero muito importante para a história política da América latina”.

Em 27 de janeiro deste ano, o senador Inácio Arruda participou, em Cuba, da solenidade de inauguração do Porto de Mariel, o terceiro maior da América Latina. Ele viajou em missão oficial do Senado Federal, integrando a comitiva da presidenta Dilma Rousseff.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)