Farc entregam soldado colombiano detido em Cauca

As Forças Armadas Revolucionárias – Exército do Povo (Farc-EP) entregaram nesta sexta-feira (26) o soldado colombiano, Carlos Becerra Ojeda, que foi detido no último sábado (19) no departamento de Cauca, antes de anunciar o cessar-fogo.

Soldado detido pelas Farc - Exército Nacional da Colômbia

A entrega foi feita no município de Jambaló, no departamento de Cauca. A informação foi confirmada mediante um comunicado emitido pelas Farc e publicado na página oficial dos guerrilheiros na internet. “O soldado Carlos Becerra Ojeda foi liberado no dia de hoje (26) por guerrilheiros da coluna Jacobo Arenas das Farc. A liberação aconteceu na zona rural do município de Jabaló”, diz o texto.

O soldado foi recebido por membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (Cicr, por sua sigla em espanhol) e membros de uma representação de Cuba e Noruega, países que tem acompanhado os Diálogos do Paz em Havana. No texto as Farc agradecem a participação do Cicr e dos países na missão humanitária.

Na equipe do Cicr estava um médico para a atenção inicial do soltado, levando em conta que ele está ferido e sua condição real de saúde ainda é desconhecida. Os pais do soldado acompanharam de perto toda a missão.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, publicou em sua conta oficial no Twitter que a entrega do soltado é “outro passo em direção correta”.

Fonte: TeleSur