Presidente colombiano inicia 2015 com avaliação do processo de paz

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, se reunirá ainda no início de 2015 com os representantes do governo nos diálogos de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para avaliar os avanços do processo e os próximos passos, segundo informações divulgadas. Assessores internacionais também devem participar do encontro, previsto para esta primeira semana de janeiro.

Juan Manuel Santos - JOSE MIGUEL GOMEZ/ REUTERS

As conversas entre o presidente e a equipe negociadora estarão focadas nos consensos conseguidos como resultado das conversas com a guerrilha e nos temas restantes da agenda, considerados cruciais: justiça transicional, fim do confronto, desarmamento, desmobilização e reintegração dos guerrilheiros à sociedade.

Porta-vozes do executivo e Farc dialogam desde 2012 em Havana para acabar com o conflito de mais de meio século, que deixou mais de 6 milhões de vítimas e cerca de 200 mil mortos.

Tanto Santos como os chefes do movimento insurgente concordam que 2015 será o ano decisivo para se chegar à paz através dos ciclos de negociações, os quais prosseguirão neste mês em Cuba.

As partes beligerantes atingiram já acordos nos pontos de reforma agrária, participação política e drogas ilícitas. Atualmente negociam a questão das vítimas.

Fonte: Prensa Latina