Farc libertarão militares para retomar o processo de paz na Colômbia

Nesta segunda-feira (24), as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram a libertação de dois militares que estavam sob custódia de dos blocos guerrilheiros no estado de Arauca. A soltura deve ser feita na terça-feira (25), desde que o ministério da Defesa atue “com prudência” para “não obstruir” a ação, conforme indicaram os insurgentes em um comunicado.

Helicóptero militar sobrevoa região de Chocó - LUIS ROBAYO/AFP

"Na madrugada de hoje foi ativado o Acordo Humanitário Especial que levará à liberdade os soldados profissionais Paulo César Rivera e Jonathan Andrés Díaz, a partir de um local nas savanas de Arauca", disseram as Farc por meio do texto divulgado em Havana – cidade onde acontecem as negociações pelo fim do conflito colombiano.

"Esperamos que o ministério da Defesa atue com prudência e bom senso para não obstruir a libertação do general Rubén Darío Alzate, do cabo José Rodríguez Contreras e de Gloria Urrego", acrescentou a delegação de paz das Farc.

Leia também:
Senado colombiano quer explicações de general capturado pelas Farc
Farc confirmam sequestro, mas reiteram desejo de resolver impasse
Mobilização popular na Colômbia em apoio ao processo de paz
Colombianos exigem continuidade dos diálogos de paz
Ambos foram capturados na semana passada, enquanto acompanhavam o general Rubén Dário Alzate em uma ação no município de Chocó, sob circunstâncias que ainda não foram esclarecidas pelas autoridades.

"A ruidosa operação realizada pelo exército no Rio Atrato, no esquecido e saqueado departamento de Chocó, apresentada pelo ministério da Defesa como uma mobilização para proteger a população, é uma aventureira e arriscada pretensão de resgate do general e de seus acompanhantes", advertiu a guerrilha no comunicado, publicado no site de sua delegação de paz.

A captura do general levou o presidente Juan Manuel Santos a suspender as negociações de paz de Havana, iniciadas há dois anos para tentar colocar fim a um conflito armado de meio século.

Noruega e Cuba, países fiadores do processo de paz, anunciaram na última quarta-feira (19) que ambas as partes haviam acordado as condições necessárias para a libertação dos militares, e que os diálogos de paz seriam retomados após sua soltura.

O presidente Santos anunciou no sábado que "já recebeu as coordenadas. Estou dando instruções para facilitar a libertação".

Comprometimento com a paz

As Farc asseguraram que não deixarão a mesa de negociações até conseguir um "pacto político e social" com o governo colombiano que permita a assinatura de um acordo de paz.
"De nossa parte, não nos levantaremos da mesa de conversas até que alcancemos com o governo colombiano o pacto político e social que conduza à paz duradoura com justiça social", assinala a mensagem entregue aos participantes da 16ª Jornada Notarial Ibero-Americana, segundo informações divulgadas pela Caracol Radio.

As Farc insistem que "estão comprometidas a fundo, sem vacilações e sem entorses, com a busca da paz para a Colômbia". Também reiteram que é necessário um cessar-fogo bilateral para criar "um clima de confiança mútua que permita na maior brevidade o pacto de paz para a Colômbia".

Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho,
Com informações de agências de notícias