Publicado 30/01/2015 12:04 | Editado 04/03/2020 17:03
O Partido Comunista do Brasil em unidade com movimentos populares, sindicatos, organizações de juventude, midiativistas, artistas de rua, associações de classe e diversos coletivos de lutadores e lutadoras sociais, convoca sua militância e seus amigos e amigas para ocupar as praças e as ruas no ato por "Mais Direitos e Mais Democracia" na próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro, a partir das 17 horas, no Largo da Lapa, Rio de Janeiro, durante a realização da 9a Bienal de Cultura da União Nacional dos Estudantes.
O ano de 2015 começou quente, não só pelo calor escaldante do verão do Rio de Janeiro, como também pelo acirramento da luta política no Brasil após as duras eleições de 2014, extremamente polarizadas e vencidas pelo povo e pela esquerda brasileira sob a liderança de Dilma Rousseff.
O Brasil trava uma difícil luta para percorrer os caminhos rumo a um desenvolvimento soberano com distribuição de renda, combate às desigualdades, geração de empregos com valorização do trabalho, investimentos em educação, integração latino-americana, promoção de direitos e aprofundamento da democracia.
As organizações e movimentos de esquerda persistem no esforço de organizar a luta por avanços mais profundos e reformas estruturais, tendo como objetivos estratégicos a conquista de uma Reforma Política que proíba o financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas e a democratização da mídia com regulação econômica que combata o monopólio inconstitucional dos meios de comunicação.
A luta entre avanços e atrasos se faz presente no Congresso Nacional. Todos os movimentos e sujeitos envolvidos na construção da frente por "Mais Democracia e Mais Direitos" repudiam em uníssono a infame candidatura do deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) à presidência da Câmara dos Deputados denunciando o fisiologismo que infelizmente marca a atuação de boa parte do parlamento brasileiro.
Confiando que o povo mobilizado nas ruas é o principal motor das transformações saudamos as lutas em curso no estado do Rio, em especial a luta contra o aumento das tarifas de transporte público em cada cidade, e conclamamos a todos a se somarem às mobilizações por "Mais Direitos e Mais Democracia" no Brasil e no Rio de Janeiro.
VAMOS ÀS RUAS!
ATO POR MAIS DEMOCRACIA E MAIS DIREITOS
SEGUNDA, 02/02, 17 horas
LARGO DA LAPA
João Batista Lemos
Presidente do Partido Comunista do Brasil no Rio de Janeiro