Maílson quer privatização da Petrobras, mas admite: Povo não aceitaria

Em palestra realizada em São Paulo, o ex-ministro da Fazenda no governo Sarney (período de hiperinflação), Maílson da Nóbrega defendeu a privatização da Petrobras, mas admitiu que a população na iria aceitar.

Ex-ministro da FAzendo no governo Sarney Maílson da Nobrega

“Cada sociedade tem os seus símbolos, como a BBC no Reino Unido, que também é de controle do governo. Pode demorar para que haja privatização da petrolífera, ou que isso nunca aconteça”, disse.

Segundo ele, antes da descoberta do esquema de corrupção deflagrado pela Polícia Federal, estatal já sofria “diversos problemas” principalmente, disse ele, após o Brasil ter abandonado o regime de concessões e ir para o regime de partilhas no pré-sal. Maílson aderiu ao lobby dos cartéis do petróleo e defende a tese de que as riquezas do pré-sal devem ser concedidas à exploração de empresas internacionais, como Exxon, Shell, Chevron e BP.

“A Petrobras foi vítima de um assalto sistêmico e lhe vai custar muito recuperar o prestígio que desfrutou no mercado de capitais”, disse.

A contradição – para não dizer entreguismo – de Maílson é tão grande que mesmo defendendo a privatização da Petrobras, ele afirma acreditar plenamente na recuperação da Petrobras porque "a estatal tem um quadro de funcionários com engenheiros muito qualificados e também por conta das reservas petrolíferas".

Da redação do Portal Vermelho
Com informações da Agência Estado