Processo de paz é irreversível e definitivo para Colômbia, diz Cepeda

 O congressista colombiano Iván Cepeda assegurou, nesta quarta-feira (4) que o processo para inserir a paz neste país é irreversível e definitivo, apesar de sua complexidade em um momento de grandes definições.

Iván Cepeda

“Tivemos mais de dois anos intensos de conversas entre porta-vozes do governo e das Farc-EP para buscar uma saída negociada ao conflito interno, cujos resultados são muito promissores e esperançosos, comentou Cepeda.

O senador pelo Pólo Democrático Alternativo destacou os três acordos preliminares já conseguidos em Cuba.

Na opinião do legislador, as conversas entre representantes do Executivo e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) transitam por sua fase mais difícil.

Ambas as partes entraram na discussão de temas controversos como os direitos das vítimas, que inclui a justiça transicional, bem como o fim da guerra, deposição das armas, desmobilização e reintegração dos guerrilheiros à sociedade.

“Ambas as partes beligerantes têm visões muito diferentes em quase todos esses pontos, eu diria que até excludentes, de modo que estamos no instante das grandes definições”, insistiu Cepeda.

Tais diálogos foram retomados na segunda-feira (2) em Havana, sede permanente dos encontros.

“Não obstante os impasses e as opiniões discordantes, tanto o movimento guerrilheiro como o Governo chegaram à convicção de que o diálogo para terminar com a confrontação não tem volta, eu sou otimista com relação a essas negociações”, afirmou o parlamentar.

Ao referir-se à possibilidade de instalar uma mesa de acordo formal com o Exército de Libertação Nacional (ELN), acrescentou que “está sendo planejada uma agenda, há países que estão servindo como anfitriões e acompanhantes”, disse.

“Trata-se também de uma guerrilha histórica, ainda que com características diferentes das Farc-EP, é fundamental que esse outro processo se desenvolva e tudo indica que estamos nos aproximando desse instante”, sublinhou.

Fonte: Prensa Latina