Farc e governo colombiano retomam diálogos de paz em Havana

Representantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) e do governo deste país retomarão, nesta segunda-feira (2), os diálogos que mantêm desde novembro de 2012 para colocarem um pinto final em mais de meio século de conflito armado.

Farc e governo chegam a acordo sobre participação política - Reprodução

Este ciclo de conversas de paz – o primeiro de 2015 – será iniciado no contexto do cessar-fogo unilateral indefinido decretado pela organização guerrilheira no último dia 17 de dezembro com o objetivo de criar um ambiente propício para a obtenção de consensos.

Espera-se que as partes continuem a análise dos direitos das vítimas, para o qual receberão, em data ainda não determinada, o relatório da Comissão histórica do conflito e suas vítimas, criada em agosto passado para investigar a origem e as causas da guerra.

Também analisarão o ponto ligado ao fim do confronto armado, para o qual se apoiarão no trabalho de uma subcomissão técnica, integrada por altos comandos militares de ambas as partes.

Esta equipe examina o cessar definitivo de hostilidades, que implica no abandono de armas e na definição da situação dos combatentes presos, bem como das garantias de segurança dos guerrilheiros desmobilizados.

Apesar da complexidade dos debates e do cenário político colombiano, os diálogos de paz já possibilitaram acordos parciais em 2013 nos temas de reforma rural e participação política, e em maio de 2014 no ligado aos cultivos ilícitos e ao narcotráfico.

Além dos pontos sobre as vítimas e o fim do conflito, faltam ser definidos os mecanismos de implementação, verificação e referendamento de um acordo final.

Fonte: Prensa Latina