PCdoB encabeça debate sofre reforma política democrática 

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ) reuniu, em café da manhã nesta quarta-feira (11), os líderes partidários comprometidos com uma reforma política ampla e democrática. Eles discutiram as estratégias para se contrapor a Proposta de Emenda à Constituição 352, que representa retrocesso no processo eleitoral brasileiro, e é objeto de análise na comissão especial instalada na terça-feira (10) para analisar o tema. 

PCdoB encabeça debate sofre reforma política democrática - Agência Câmara

Entre os pontos mais polêmicos da PEC 352 está o financiamento das campanhas eleitorais. O texto admite o uso de recursos públicos, privados ou a combinação de ambos. O assunto é alvo de inúmeras críticas de partidos e entidades da sociedade civil que defendem o financiamento democrático ou público das campanhas.

Para a bancada do PCdoB, o financiamento privado é uma das origens da corrupção no país. “Para garantir mais democracia é preciso enfrentar o financiamento privado, garantir um financiamento público e igualdade de condições para todos os partidos, por outro lado, para nós é importante também que a reforma política considere mais mecanismos de participação direta da população”, defende o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que faz parte da comissão especial.

O acordo que permitiu a aprovação da PEC no Plenário da Câmara, esta semana, é para que todas as propostas que tramitam na Casa sobre o tema sejam incorporadas ao debate na comissão especial. De acordo com o deputado Orlando Silva, a ideia agora será articular para que o relator da comissão especial se sensibilize com os temas defendidos pelos comunistas.

A partir de agora, os deputados da comissão terão dez sessões do Plenário da Câmara para apresentação de emendas às propostas.

Leia também:
Cunha põe em votação proposta antidemocrática de reforma política
Câmara instala comissão da reforma política nesta tarde
Reforma política: Cunha entrega presidência da comissão ao DEM

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier, com informações da Liderança do PCdoB na Câmara