Carnaval de Fortaleza se consolida com alegria e irreverência

Foi-se o tempo em que Fortaleza ficava deserta durante o período do Carnaval. Nos últimos anos, com programação diversificada, a data festiva vem ganhando adeptos e se consolida no calendário cultural.

A alegria e a irreverência estiveram espalhadas pelos quatro cantos da capital cearense. Agradando a diversos públicos, desde as crianças aos mais exigentes foliões, o carnaval de Fortaleza teve, dentre outras atrações, bailinhos para a criançada no Passeio Público, homenagem aos artistas cearenses com o consagrado bloco Luxo da Aldeia, encontros e animação no bloco Sanatório Geral, shows gratuitos no Aterrinho da Praia de Iracema e ainda o fortalecimento dos tradicionais desfiles de maracatus e escolas de samba na Domingos Olímpio.

E a população entrou no clima. As fantasias foram o ponto alto da festa. Por onde se via, tinha desde os tradicionais pierrôs e colombinas, super heróis e princesas dos contos de fadas aos criativos foliões, que deixaram extravasar o bom humor característico do povo cearense.

Folia e protesto

Surgiu daqui, espalhou-se pelo mundo virtual e tomou as ruas de todo o país um protesto bem humorado sobre a tentativa de rebater os ataques à presidenta Dilma Rousseff. A brincadeira começou quando um grupo de amigos apareceu durante uma inserção, ao vivo, na TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo em Fortaleza) com o recado: #ImpitimanÉMeuzovo. Em pouco tempo a hashtag entrou nos trend topcs mundiais (lista dos assuntos mais comentados) do Twitter e viralizou na internet, com pessoas de diversas partes do país publicando imagens ironizando a oposição que tenta fragilizar o governo federal.

Mais

Esta não é a primeira vez que o humor cearense aliado à política ultrapassa as divisas do Estado. Na última eleição, em, 2014, o alvo foi a candidata à presidência da República pelo PSB, Marina Silva, com o #Armarinanãm.

Nas eleições de 2010, dois outros fatos marcaram as disputas, ambos com grande adesão e divulgação nas redes sociais. Com o #SerranãoMamãe, apoiadores de Dilma postavam mensagens com a hashtag quando se referiam a comentários anti-tucanos.

A outra mobilização marcada pela molecagem cearense foi contra o então candidato Tasso Jereissati (PSDB) que, também em 2010, disputou eleição para o Senado. O #PegaoBecoGaleguim também ultrapassou as fronteiras das redes sociais e ocupou as ruas. Formado principalmente por jovens, o movimento realizou caminhadas, adesivaços e manifestações na capital.

De Fortaleza,
Carolina Campos