Venezuela e Trinidade e Tobago assinam acordos energéticos

Os governos da Venezuela e de Trinidade e Tobago assinaram, nesta terça-feira (24), vários acordos energéticos, comerciais e de cooperação.

Maduro convoca protesto contra EUA na Venezuela

Em coletiva de imprensa depois da assinatura, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, assinalou que estes convênios são as bases de uma aliança energética integral bilateral, ao mesmo tempo que desejou a construção de relações de irmandade, cooperação e de desenvolvimento conjunto.

Maduro avaliou a jornada como "muito boa" e sinal de que ambas as partes articularam uma agenda de alianças estratégicas para o desenvolvimento.

Segundo a ministra de Comunicação e Informação da Venezuela, Jacqueline Faría, foram assinados três acordos e uma declaração conjunta sobre energia e educação universitária.

"Tais convênios dinamizarão a cooperação em matéria de energia, transporte, comércio e educação", explicou.

O chefe de Estado venezuelano informou que se alcançou um acordo para a exploração conjunta das jazidas de gás que existem na fronteira dos dois países, fato que qualificou de um evento único.

"São reservas que serão exploradas e operadas em aliança entre ambos e mediante as quais se obterão rendimentos tanto para Venezuela quanto para Trinidade e Tobago".

Além disso, as partes reativarão a venda de asfalto e a compra de equipamentos para diferentes fins, entre outras questões.

Maduro, que chegou ao país nesta terça-feira, realizou encontros com a primeira-ministra de Trinidade e Tobago, Kamla Pesad Bissesar; o chefe de Estado, Anthony Carmona, e reuniu-se com estudantes de escolas públicas.

Venezuela e Trinidade e Tobago têm relações diplomáticas desde 1900.

Fonte: Prensa Latina