Crescem pedidos de ajuda por desemprego nos EUA

Os pedidos de ajuda por desemprego nos Estados Unidos cresceram em em 31 mil e já somam 313 mil considerando o período até o dia 21 deste mês, informou o Departamento do Trabalho do país.

Desemprego EUA - Heartland

A cifra superou os prognósticos que era de 290 mil solicitações, o que demonstra um crescimento no número de demissões dentro da principal economia mundial, isso depois do país conseguir manter uma média mensal abaixo dos 300 mil desde setembro do ano passado.

De novembro de 2014 a janeiro deste ano criaram-se um milhão de empregos, a cifra trimestral mais alta desde 1997. Nos últimos 12 meses foram gerados 3,2 milhões de postos de trabalho.

Estes dados permitiram a diminuição na taxa de desocupação até 5,7% em janeiro, o que, na opinião dos analistas do Departamento do Trabalho estadunidense, já se reflete na renda dos trabalhadores.

No entanto, outros observadores consideram que não se deve analisar esses sinais de avanços apenas pelos resultados de único mês. Além disso, outros fatores devem ser levados em conta, como a como queda do investimento produtivo e o elevado e generalizado endividamento público crescente que já chega a mais de 60 bilhões de dólares ao todo e atinge 110% do Produto Interno Bruto.

Tudo isso, junto à crescente desigualdade social, o fortalecimento do dólar e o fraco comportamento dos principais sócios comerciais na Europa e na Ásia fazem crer que não é tão forte a capacidade dos Estados Unidos para manter um crescimento nem uma baixa taxa de desemprego.

Fonte: Prensa Latina