CÂMARA DE JOÃO PESSOA CELEBRA OS 93 ANOS DO PCdoB

 Os 93 anos do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, na Paraíba, foi lembrado com uma Sessão Especial na Câmara Municipal de João Pessoa.

Câmara de João Pessoa celebra os 93 anos do PCdoB - Zé Alves

 

Combatividade e reverência à história e coerência do PCdoB marcaram as intervenções de todos os oradores, que na Câmara Municipal de João Pessoa, comemoraram os 93 anos da legenda comunista. É o segundo ano seguido que o vereador Renato Martins – PSB, propõe Sessão Especial da Casa de Napoleão Laureano em homenagem ao aniversário do Partido Comunista do Brasil.

Com o plenário lotado por militantes do Partido e convidados, a Sessão Especial aconteceu na tarde de 27 março, sexta feira. O ato contou com representante do Prefeito de João Pessoa, dirigentes do PT, do PSB, da Consulta Popular, CUT, CTB, UJS, UBM, Federação Paraibana de Movimentos Comunitários, Movimento em Defesa da Moradia, representantes de sindicatos e lideranças populares. A mesa dos trabalhos, presidida pelo vereador, contou também com as presenças do Presidente Estadual do PCdoB, Simão Almeida, do Presidente da capital, Agamenon Sarinho, do Secretário Adalberto Fulgêncio, representando o Prefeito Luciano Cartaxo – PT, da ex- vereadora Sandra Marrocos, representando o PSB, de Marília Franca, representando a UJS e Lourdes Meira da UBM.

Em seu discurso – em que justifica a realização da sessão especial – o vereador Renato propõe uma reflexão do significado de ser comunista e expõe sua convicção de que o capitalismo, “o mercado”, não têm nada de benéfico a oferecer à humanidade e ressaltou que é o PCdoB, hoje quem está mais credenciado a liderar as forças de esquerda na perspectiva socialista. Adalberto fez vibrante pronunciamento destacando a lealdade e firmeza do PCdoB e sua parceria com o PT na experiência de governo popular a partir de 2002 e destacou a necessidade de revidar às ameaças da direita. Marília fez um depoimento da sua experiência após “seis anos de militância no Partido”, ressaltando a relação do PCdoB com a juventude e Lourdes Meira afirmou que o “partido com 93 anos é sempre jovem.” Em nome do PSB, Sandra Marrocos destacou a importância da militância e sua admiração pela “história e coerência de Simão Almeida”.

O presidente municipal do Partido, Agamenon Sarinho, chamou atenção para o momento que o mundo e o Brasil vivenviam: “este é um momento de comemoração, mas, sobretudo de luta”. Fez um firme chamamento à união para enfrentar a ameaça conservadora focando a pauta que hoje unifica partidos e movimentos sociais em defesa de democracia, da Petrobrás, de uma Reforma Política Paricipativa e Popular e pelos direitos dos trabalhadores e concluiu: “uma bandeira, no entanto sintetiza toda essa pauta, o fim do financiamento privado de campanhas”.

Simão Almeida, representando a direção estadual do PCdoB, destacou a intervenção do vereador renato, inclusive suas preocupações teóricas que devem merecer interesse da esquerda. Relatou que vivenciou momento parecido com este quando da preparação do golpe militar de 1964, mas frizou que “a realidade hoje é outra” e que não é tão simples advir um golpe. Reforçou o chamamento à luta unitária contra as investidas do imperialismo norte-americano e da direita e acentuou que o PCdoB tem muito nítido o conteúdo da batalha política em curso: “o PCdoB tem lado! Mesmo que tenhamos que suportar medidas com as quais não concordamos, temos que defender o mandato da presidenta Dilma e reunir forças para recuerar nossas perdas mais na frente.”

Após o encerramento todos degustaram o bolo de aniversário dos 93 anos do PCdoB.