Operação Zelotes: Senado dá primeiro passo para criação de CPI do Carf

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), leu nesta terça-feira (28), no plenário da Casa, o requerimento de criação da comissão parlamentar de inquérito que irá investigar as denúncias de corrupção no Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf).

Requerimento de criação de CPI foi lido no plenário

- Waldemir Barreto/Agência Senado

A chamada CPI do Carf ou CPI da Operação Zelotes – em alusão à operação da Polícia Federal que investigou as irregularidades – recebeu 43 assinaturas de senadores, muito acima do mínimo necessário (27) para ser instalada.

A CPI irá investigar a existência de esquema de corrupção no qual escritórios de advocacia e de contabilidade, bem como grandes empresas, pagavam propinas a conselheiros do Carf e aservidores públicos para anular autuações fiscais milionárias e reduzir o valor dos tributos a serem pagos.

A investigação abrange julgamentos no "tribunal da Receita" da ordem de R$ 19 bilhões, oito vezes mais do que apurado pela Operação Lava Jato que apura desvios da Petrobras. As possíveis irregularidades que vieram à tona com a deflagração da Operação Zelotes abrange valores muito maiores do que outros escândalos como o "mensalão" e a Operação Lava Jato, embora não mereça por parte da grande mídia o mesmo destaque, e nem por parte da sociedade a mesma indignação.

Nesta quarta-feira (29) começará a contar prazo para que os partidos políticos indiquem representantes para compor a comissão. Quando isso for feito, ela poderá ser instalada e definir presidente e relator.

Do Portal Vermelho, com informações da Agência Brasil e outras agências