Jussara Cony propõe comitê amplo contra o cercamento da Redenção

 A vereadora Jussara Cony (PCdoB) propôs nesta quarta-feira, 29, a formação de um comitê popular amplo contra o cercamento do Parque da Redenção para discutir a questão antes da realização do plebiscito sobre o tema, aprovado durante a sessão plenária.

O primeiro passo para a criação do comitê será dado na próxima semana com a realização de uma reunião entre os vereadores que aderiram à proposta e que deverá estabelecer os encaminhamentos futuros. A ideia é que o coletivo reúna a população em geral e seus mais diversos movimentos sociais para debater os prejuízos que o cercamento traria para a cidade e as maneiras de contribuir para a revitalização e o combate à violência por meio da ocupação local.

Para a vereadora Jussara Cony, é importante que haja consultas populares para decidir sobre o uso de espaços públicos e outras questões que envolvam o cotidiano da cidade. “A possibilidade de haver um plebiscito abre a oportunidade para que a população influencie na gestão da cidade e isso é sempre muito positivo”, avalia.

No entanto, a vereadora enfatiza que a violência deve ser combatida com políticas específicas visando o desenvolvimento humano e social e não a repressão ou cerceamento dos espaços. “Precisamos é de equipamentos sociais na Redenção e em todos os lugares públicos, de maneira a ampliar a presença dos cidadãos e seu uso para a cultura, o lazer e o esporte”, argumenta.

Jussara lembrou ainda que “A Redenção é um foco cultural tradicional da cidade. Nos finais de semana, temos artesanato, apresentações artísticas, estímulo à alimentação saudável, práticas esportivas, manifestações políticas entre muitas outras atividades. Portanto, não consigo ver a cultura, o esporte, o lazer cercados, limitados. A ocupação de espaços como a Redenção ajuda na sua revitalização, melhora as relações humanas e das pessoas com a natureza, o que contribui para a redução da violência e para a promoção de um ambiente mais seguro e agradável para todos”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Vereadora Jussara Cony (PCdoB)
Foto: Ederson Nunes – Câmara Porto Alegre