Eliana Gomes – 10ª Conferência: Aprofundar as reflexões sobre o Brasil

Por *Eliana Gomes

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) convocou a 10ª Conferência Nacional extraordinária, que acontecerá no final de maio, em São Paulo, e tem como objetivo promover o debate sobre o Brasil na atualidade e também refletir a inserção e o desenvolvimento partidário nas frentes prioritárias de atuação comunista. Esse momento é oportuno para que filiados, militantes e quadros do Partido possam contribuir para o aperfeiçoamento do pensamento do PCdoB no cenário atual, refletindo a democracia e os rumos da nação. É também um momento singular, pois, pela primeira vez, uma mulher assumirá a presidência do nosso glorioso Comitê Central: a deputada federal Luciana Santos, camarada que muito nos orgulha e conduzirá muito bem o Partido nesses próximos anos.

Nos últimos 12 anos, é perceptível que vivemos em um Brasil muito mais desenvolvido economicamente, porém ainda temos muitos desafios que precisam de superação e somente através de um debate, que deve ser pautado em todas as esferas sociais, é que podemos avançar. As políticas de distribuição de renda criadas e fortalecidas durantes os governos Lula/Dilma estão se tornando imprescindíveis para o Brasil, aumentando a auto-estima dos brasileiros e provocando mudanças significativas nas relações sociais. Porém, mesmo com esses novos ventos promissores, convivemos com as contradições do sistema capitalista e infelizmente não podemos contar com alguns atores cruciais, como é o caso da Câmara Federal, que segue caminhos mais conservadores e pautam propostas e medidas contra a classe trabalhadora.

As pautas que estão circulando e sendo discutidas nos diversos meios de comunicação, revelam o quanto é importante a inserção dos comunistas nos debates sobre os temas que antes não eram acessíveis e demonstram a importância da participação social e a necessidade de elevar o nível do debate na sociedade. Estamos em construção plena de um regime democrático e temos o dever de barrar os avanços de forças reacionárias, que tentam impor uma pauta conservadora, disseminando o ódio e uma famigerada agenda de mentiras para confundir o País. Também devemos nos manter vigilantes para influenciar os caminhos que o Governo deve seguir que é o de desenvolvimento em prol da vida dos trabalhadores e dos menos favorecidos. O Governo Dilma precisa garantir mais do que a governabilidade, visto que é necessário unir-se aos movimentos e organizações sociais e fazer com que as Reformas caminhem com pressão e rapidez, pois a melhor união é com o povo.

O debate que o PCdoB propõe neste momento é para aprofundar o que foi conquistado pelas forças progressistas e dizer que, assim, vamos além para permitir ao povo dignidade e garantia dos seus direitos. Devemos participar e trazer para o centro das discussões os anseios e propostas, afinal nós, comunistas, estamos no dia-a-dia escutando e vivenciando as transformações da realidade. Temos muito trabalho pela frente e a certeza de que o PCdoB acerta ao propor o auspicioso debate, principalmente pelo momento em que o País atravessa, no qual diversas opiniões e movimentos estão aflorados em vários locais e pautados em diversos meios. Essa é a hora! Vamos garantir o debate, amadurecer as ideias e continuar a luta por um Brasil desenvolvido e soberano! Salve a 10ª Conferência Nacional do PCdoB!

*Eliana Gomes é Secretaria de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza e vice-presidente do PCdoB/ Comitê Municipal de Fortaleza.

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.

Leia também:
Ceará recebe Luciana Santos, futura presidente do PCdoB