Maduro envia carta a Putin pelo Dia da Vitória

Como parte da comemoração do 70º aniversário da vitória da Grande Guerra Patriótica, no dia 9 de maio, na Praça Vermelha, em Moscou, na Rússia, o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, escreveu uma carta de felicitações ao seu homólogo Vladimir Putin.

Vladmir Putin e Nicolás Maduro - RIA Novosti / Aleksey Nikolskyi

“Recordemos este Dia da Vitória como um marco que nos mostra a entrega do povo russo para a contribuição em prol da justiça e da paz universal”, escreveu o presidente venezuelano, a seu homólogo russo.

Leia abaixo a integra da carta:

Caro amigo: a luta contra a intolerância, a segregação e as intenções hegemônicas violentas no mundo são parte da nossa visão compartilhada. O povo russo em sua indomável vontade de construir uma sociedade melhor, com respeito e igualdade, historicamente, tem dado sua vida em momentos-chave na história da humanidade. É por isso que recebes hoje da minha mão e do povo venezuelano felicitações sinceras e fraternas pela celebração do 70º aniversário do Dia da Vitória, em que as forças soviéticas conseguiram expulsar definitivamente o ataque fascista que ameaçava o mundo.

Nós celebramos o gesto histórico que nos leva a um processo de reflexão profunda que tem experimentado o mundo das lutas que ainda temos de lutar por um sistema global mais justo. Assim como nós, disse o imortal uruguaio Eduardo Galeano: "a história é um profeta que olha de volta para trás". Devemos sempre estar com o olhar atento sobre o passado, a fim de construir os alicerces do mundo para as gerações futuras.

Hoje reconhecemos a coragem e dedicação do povo russo nas lutas, sempre do lado da justiça e da igualdade. A ofensiva do Exército nazista contra a União Soviética não foi apenas em busca de um controle territorial, foi também um ataque à esperança de um mundo diferente que estava em pleno desenvolvimento neste país. Então, com uma violência brutal, houve o cerco a grandes cidades como: Leningrado, Moscou e Stalingrado. No entanto, a resistência corajosa do povo soviético superou os horrores da guerra.

O Dia da Vitória tem um significado especial para o mundo. Não é apenas o fim de um conflito, é a vontade de um povo de lutar contra a injustiça com dignidade. O sacrifício feito pelo povo soviético na Grande Guerra Patriótica, lembramo-nos hoje como um grande feito. Há histórias corajosas. O povo russo deixou mais vidas do que qualquer outro país durante a guerra e merece valorização mundial.

Irmão Vladimir, nós nos juntamos a você e ao seu povo no importante significado que tem o Dia da Vitória. Lembro-me de suas palavras no memorável discurso no ano passado quando assinalou: "Nestes dias sinto a força especial da unidade social. Une a memória sagrada dos heróis, conhecidos e desconhecidos (…) Esta coesão multinacional e multirreligiosa é o maior legado da Vitória. Manter e reforçar, é nosso dever filial".

Manter e fortalecer a unidade é um avanço fundamental na construção de uma sociedade justa. O comandante eterno Hugo Chávez, que tanto carinho e admiração sempre proferiu pelo povo russo e por sua história, colocando o elemento de unidade como um fator chave no caminho para a plena liberdade, comentou: "só juntos podemos ser livres. Só através da convergência é que estaremos livres e passaremos para as nossas gerações futuras um mundo livre e igual".

Nosso povo demanda de nós avanços no caminho da igualdade e da justiça. Continuemos a construir um mundo multipolar, multicêntrico, onde o respeito à soberania dos países e o princípio da igualdade entre os Estados seja uma prática diária. Compreendamos que a cooperação sincera, a fraternidade entre os povos e o respeito por assimetrias devem ser a base para a consolidação das relações que nos permitam fortalecer a ideia de um mundo onde reine a paz.

Lembre-se este Dia da Vitória como um marco que nos mostra a entrega do povo russo e sua contribuição para a justiça e a paz universal. Receba em nome do povo venezuelano o reconhecimento desse ato heroico que nos ensina que não importa quão grande seja o desafio, podemos sempre sair vitoriosos.

Nicolas Maduro