Cuba e EUA farão terceira rodada de negociações no dia 21 de maio

A terceira rodada de conversas entre Cuba e Estados Unidos sobre o processo de restauração das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas acontecerá no dia 21 de maio, em Washington.

Cuba e Estados Unidos

Este encontro dará continuidade às rodadas anteriores, efetuadas nos dias 22 de janeiro em Havana e 27 de fevereiro em Washington, bem como a uma reunião de acompanhamento das anteriores, realizada na capital cubana em 16 de março.

A delegação da ilha caribenha estará presidida por Josefina Vidal, diretora geral de Estados Unidos da Chancelaria, detalha uma nota do Ministério cubano de Relações Exteriores.

Bruno Rodríguez, ministro dessa pasta, explicou que existe um avanço considerável no diálogo para solucionar o tema financeiro da Seção de Interesses de Cuba em Washington, que cumpre funções consulares e que carece de serviços bancários há mais de um ano.

Tal situação deve-se à negação dos serviços pelos bancos, que temem sanções por parte da Casa Branca devido às leis estadunidenses que penalizam as empresas que fazem negócios com Cuba.

O encontro de 21 de maio terá como protagonista, por parte dos EUA, a secretária de Estado adjunta para a América Latina, Roberta Jacobson. Estados Unidos e Cuba romperam relações diplomáticas em 1961. Os países estão discutindo o fim ao embargo comercial e financeiro a Cuba que dura desde 1962.